Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda 227 apresenta 148 propostas a presidenciáveis em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

14 junho 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Síntese das propostas, que colocam crianças e adolescentes como absoluta prioridade, foi encaminhada aos partidos e coligações

Agenda 227 apresenta 148 propostas a presidenciáveis

Agenda 227 apresenta 148 propostas a presidenciáveis em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Mais de 140 organizações da sociedade civil, em uma mobilização inédita, contribuíram para a elaboração de propostas de políticas públicas que assegurem às crianças e aos adolescentes a absoluta prioridade.

 

As propostas, organizadas no documento “Plano País para a Infância e a Adolescência – Síntese das propostas”, apresentam medidas para o enfrentamento a problemas históricos no campo dos direitos das crianças e adolescentes, aos impactos da crise provocada pela pandemia e aos retrocessos ocorridos nos últimos anos e identificados pelas mais de 140 organizações.

O documento foi encaminhado na segunda-feira (13/06) aos partidos e coligações e será apresentado em reuniões com cada uma das pré-candidaturas que aceitarem receber representantes da Agenda 227. O movimento é uma iniciativa apartidária e defende a prioridade absoluta dos direitos das crianças e dos adolescentes no centro do debate eleitoral de 2022.

Segundo Marcus Fuchs, que integra a equipe executiva do movimento, a iniciativa é a expressão de valores democráticos e baseada nas mais diversas experiências da sociedade civil sobre as realidades da infância e da adolescência no Brasil. O conjunto de propostas viabiliza um caminho de retomada de direitos fundamentais, conforme previsto no artigo 227 da Constituição Federal.  “A Agenda 227 espera que a candidatura eleita neste ano atue com urgência pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, compromisso primordial que deve ser implementado para superarmos em definitivo os problemas estruturais e retrocessos recentes que têm condenado o futuro das novas gerações e, por consequência, do próprio país”, afirma Fuchs.

 

Eixos norteadores das propostas

Embasadas em indicadores socioeconômicos e análises de contexto, as propostas têm como referência três eixos principais: o preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e previsto no Marco Legal da Primeira Infância e leis correlatas; as metas previstas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e os aspectos estratégicos para a agenda da inclusão, diversidade e interseccionalidade, refletindo as múltiplas infâncias e adolescências presentes no país.

Vinte e dois Grupos de Trabalhos elaboraram as propostas a partir desses eixos, subdivididos por temáticas.

 

Eixo Eca

Apresenta propostas para temas relacionados às áreas de saúde; nutrição; educação; cultura, esporte e lazer; profissionalização e acesso ao mundo do trabalho; convivência familiar e comunitária; enfrentamento das violências e adolescentes a quem se atribui ato infracional.

 

Eixo ODS

Destaca propostas para as áreas de saneamento básico, recursos hídricos e acesso à energia; mudanças climáticas e ecossistemas terrestres e marinhos; padrões de produção e consumo sustentáveis; acesso à justiça; parcerias multissetoriais e cooperação global; pobreza, fome e desigualdades; cidades e assentamentos sustentáveis; comunicação, mídia e inclusão digital.

 

Eixo Inclusão, Diversidade e Interseccionalidade

Propostas voltadas para igualdade racial; povos indígenas e ribeirinhos, povos Romani, povos de comunidades tradicionais e migrantes; pessoas com deficiência; orfandade e direito; LGBTQIA+ e gênero.

 

Compõem o Grupo de Coordenação e Articulação do movimento as organizações Aliança Nacional LGBTI+; ANDI – Comunicação e Direitos; Centro de Referências em Educação Integral; Childhood Brasil; Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças; Coalizão pela Socioeducação; Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; Fundação Bernard van Leer; Fundação José Luiz Egydio Setúbal; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Geledés – Instituto da Mulher Negra; Instituto Alana; Instituto Clima e Sociedade (iCS); Instituto Liberta; Instituto Rodrigo Mendes; Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão; RNPI – Rede Nacional Primeira Infância; e United Way. Conta também com o apoio do Itaú Social e do Unicef.

 

Siga a Agenda 227 nas redes sociais

Instagram https://www.instagram.com/agenda_227/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/agen…

Facebook https://www.facebook.com/artigo227

Twitter https://twitter.com/agenda_227

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, com fundo alaranjado claro, e detalhes em amarelo. Na parte superior, à esquerda, as palavras: “Síntese das Propostas”. Na parte superior, à direita, “Eleições 2022”. Em caixa alta, letras grandes destacadas, o texto: “Plano País para a Infância e a Adolescência”.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais