Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

agenda 227

A Agenda 227 é um movimento apartidário da sociedade civil brasileira que tem como objetivo colocar crianças e adolescentes no centro da construção de um Brasil mais justo, próspero, inclusivo e sustentável para todos, a partir da concretização da prioridade absoluta garantida à população de 0 a 18 anos pelo artigo 227 da Constituição Federal.

Diante do cenário de múltiplas crises que o país tem atravessado nos últimos anos, as organizações e coalizões da sociedade civil que integram a Agenda 227 reconheceram a necessidade urgente de realizar um grande movimento pelo presente e pelo futuro de nossas crianças e adolescentes. Inspirados por movimentos como os que resultaram na aprovação da Emenda da Criança na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente na aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tais entidades decidiram se unir para fazer chegar aos representantes do povo um conjunto detalhado de demandas sociais dessa população.

Com a priorização máxima das infâncias e das adolescências e o compromisso com a democracia, a garantia de direitos e a justiça social como horizonte político, trabalhamos na formulação coletiva e plural de um conjunto de propostas de políticas públicas e outras ações de governo, que foram apresentadas às candidaturas à Presidência da República.

Passadas as eleições, o movimento passa a atuar pela efetiva implementação e pelo monitoramento das propostas do “Plano País para a Infância e a Adolescência”, que acreditamos ser uma ferramenta de central relevância para o processo de reconstrução do Brasil. Para tanto, atua em rede, buscando pautar o debate público sobre o tema e incidir junto ao governo federal, ao Congresso Nacional, ao Judiciário e a outros entes federativos para a garantia de absoluta prioridade para crianças e adolescentes.

Conheça mais das propostas do movimento:

quem constrói o movimento

grupo de coordenação
e articulação

alana
alianca
andi
ei
childhood
fim
coalizo
eg
vanleer
egydio
maria
geledes
ics
liberta
mendes
redein
primeira
united

os grupos de trabalho

O movimento conta também com a participação de cerca de 150 organizações reunidas em 22 grupos de trabalho temáticos. Durante 2022, essas entidades debateram e consolidaram um conjunto de propostas de políticas públicas, programas e ações de governo capazes de garantir a prioridade absoluta para os direitos da infância e da adolescência, em toda a sua pluralidade.

Após as eleições, esses grupos de trabalho passam a apoiar a incidência, o monitoramento e a avaliação da implementação das propostas de cada área.

GTs Relacionados ao ECA

Saúde

Nutrição

Educação

Cultura, Esporte e Lazer

Profissionalização e Acesso ao Mundo do Trabalho

Convivência Familiar e Comunitária

Enfrentamento das Violências

Adolescentes a Quem se Atribui Ato Infracional

GTs Relacionados aos ODS

Pobreza, Fome e Desigualdades

Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Acesso à Energia

Cidades e Assentamentos Sustentáveis

Mudanças Climáticas e Ecossistemas Terrestres e Marinhos

Padrões de Produção e Consumo Sustentáveis

Acesso à Justiça

Comunicação, Mídia e Inclusão Digital

Parcerias Multissetoriais e Cooperação Global

GTs relacionados à inclusão, diversidades e interseccionalidades

Igualdade Racial

Povos Indígenas, Povos Romani, Povos de Comunidades Tradicionais, Ribeirinhos e Migrantes

Gênero

LGBTQIA+

Pessoas com Deficiência

Orfandade e direito

apoio 2024

alana
vanleer
eg
egydio
maria
mendes
united

faça parte

Sua organização também atua em prol das crianças e adolescentes ou em outras temáticas sociais e ambientais que podem contribuir para garantir seus direitos? Saiba como apoiar.

Faça parte!