Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Um meio ambiente para a infância – O GLOBO

6 julho 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Crise climática deve ser encarada como crise dos direitos da infância e da adolescência.

Imagem: PxHere

Em artigo publicado no O GLOBO do dia 27 de junho, no caderno de Opinião, *Ana Toni, Florence Bauer e Isabella Henriques apontam como a questão do meio ambiente, da crise climática, afeta crianças e adolescentes e deve ser encarada “como uma crise dos direitos da infância e da adolescência”.

Os autores destacam como o desmatamento na Amazônia e as atividades de grilagem, garimpo e narcotráfico impactam na qualidade de vida das comunidades, com registro de aumento no caso de doenças respiratórias entre crianças e consequente aumento no número de mortes. As mais atingidas são as “crianças pobres, negras, indígenas e de comunidades ribeirinhas”.

O artigo ainda aponta: “é urgente que essa pauta ganhe destaque no plano de governo da próxima liderança a assumir o Executivo Federal”.

A questão do meio ambiente foi um dos temas contemplados nas propostas do Plano País para a Infância e a Adolescência.

Abaixo, recorte do artigo.

 

Publicado originalmente em O GLOBO, caderno de Opinião, no dia 27/06/2022

 

 

*Ana Toni é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, organização que integra do Grupo Coordenador da Agenda 227.

Florence Bauer é representante no Brasil Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Isabella Henriques é diretora executiva do Instituto Alana e integrante do Grupo Coordenador da Agenda 227.

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, com foto de uma região montanhosa em chamas. Na parte inferior, área coberta por vegetação. Mais ao centro, sobre extensa área da vegetação, uma queimada, muita fumaça densa que se estende até a parte superior da imagem, mesclando-se com nuvens. Um avião de pequeno porte sobrevoa próximo à cortina de fumaça.

mais notícias

O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática

Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.

Leia mais

Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes

Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.

Leia mais