As dimensões da primeira infância nas políticas municipais
2 julho 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Documento de diretrizes da Agenda 227 é citado durante debate que discutiu os desafios para a promoção de políticas públicas voltadas para as crianças.
Print editado da publicação no NEXO Jornal
A primeira infância nas políticas públicas municipais (0 a 6 anos) foi o foco do segundo debate (25/06) organizado pelo Nexo no evento on-line “O que pode um município”.
Participaram das discussões Renato Godoy, gerente de relações governamentais do Instituto Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227; Teresa Surita, ex-prefeita de Boa Vista/ RR; e Clélia Prestes, coordenadora de formação no Centro de Formação e Pesquisa AMMA Psique e Negritude. Mediou o debate, Marina Arilha Silva, coordenadora de programa da Fundação Bernard Van Leer, signatária da Agenda 227.
Ao falar do movimento, Godoy citou a pluralidade da Agenda 227, que dialoga com diversas agremiações políticas para a promoção da prioridade absoluta para crianças e adolescentes nas políticas públicas. Destacou o momento oportuno (eleições) para sensibilizar os gestores e gestoras e aqueles(as) que ainda serão eleitos(as) este ano.
Para as eleições 2024, Godoy ressaltou a articulação que o movimento tem feito com as organizações signatárias, hoje mais de 450, e também com outras iniciativas que visam dialogar com os candidatos e candidatas às prefeituras.
Ele citou o documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”: “Nós construímos diretrizes, a partir do Plano País, que abordam (entre outros) o fortalecimento da atenção primária na área da saúde, na área da assistência social, busca ativa para inclusão de pessoas em extrema vulnerabilidade nos programas sociais, além das questões de adaptações climáticas que deverão ser uma tarefa cada vez mais presente no dia a dia dos gestores municipais”. E ressaltou: “uma maneira muito poderosa de se combater as desigualdades é o investimento na infância”.
Acesse a íntegra do conteúdo no NEXO. E para assistir ao debate, acesse o canal do NEXO no YouTube.
Descrição da imagem: banner retangular, com fundo branco, print da publicação no Nexo Jornal. Na parte superior, centralizada, logo do NEXO. Abaixo, alinhado à esquerda, o texto EXPRESSO e o título: As dimensões da primeira infância nas políticas municipais. Pedro Bardini. Em destaque, reprodução da tela da transmissão/YouTube do debate contento imagem de três mulheres e um homem. Na parte superior, Marina Arilha Silva e Clélia Prestes. Abaixo, Teresa Surita e Renato Godoy.
mais notícias
Representantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.
Leia maisO que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia mais