Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Prioridade Absoluta nas Eleições 2024

28 maio 2024  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Conjunto de diretrizes focadas em temas estratégicos para a população de 0 a 18 anos será apresentado às candidaturas ao executivo.

O documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, produzido pela Agenda 227 e lançado oficialmente esta semana, apresenta diretrizes focadas em áreas estratégicas para a infância e a adolescência.

O movimento, que tem hoje mais de 450 organizações signatárias, compreende que é no âmbito municipal que o acesso aos serviços públicos efetivamente se materializa, cabendo à municipalidade a prerrogativa de dispor sobre temas essenciais para o bem-estar da comunidade, como o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental, a oferta de serviços em saúde e as políticas de preservação ambiental, de planejamento urbano e de saneamento básico, entre tantas outras.

Diante disso, a Agenda 227 quer situar a infância e adolescência como vetor prioritário nos debates eleitorais deste ano – e nas gestões municipais que se iniciam em 2025, contribuindo para que os municípios avancem no cumprimento do que é preconizado pelo artigo 227 da Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Marco Legal da Primeira Infância.

“Escolher a infância e a adolescência como prioridade de investimentos é escolher romper com os ciclos de pobreza intergeracional e parar de reproduzir desigualdades, promovendo uma cidade melhor para todos no presente e para o futuro. Os candidatos às prefeituras brasileiras precisam selar este compromisso firmado pelo país na Constituição Federal e fazer valer a prioridade absoluta para crianças e adolescentes”, afirma Miriam Pragita, da equipe executiva da Agenda 227.

O documento traz algumas recomendações sobre questões relacionadas ao Orçamento público, Intersetorialidade e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, Participação social e fortalecimento de conselhos e incorporação da Agenda 2030. Apresenta um breve cenário das desigualdades a que são submetidas crianças e adolescentes brasileiros, com dados, por exemplo, do trabalho infantil, fenômenos climáticos, violência, deficiências, educação, vacinação etc.

Ele foi elaborado a partir de um esforço coletivo dos grupos de trabalhos da Agenda 227 que elaboraram, a partir das 137 propostas do Plano País para a Infância e a Adolescência, as diretrizes para 22 temáticas.

Os temas foram organizados a partir de três eixos:

ECA – apresenta diretrizes para os temas Saúde, Nutrição, Educação, Profissionalização e acesso ao mundo do trabalho, Convivência familiar e comunitária, Orfandade e direitos, Cultura, Esporte e Lazer, Enfrentamento das violências, Adolescentes a quem se atribui ato infracional;

Diversidade, Inclusão e Interseccionalidades – as diretrizes estão voltadas para os temas da Agenda de Gênero, Igualdade racial, Agenda LGBTQIA+, Pessoas com deficiência, Povos indígenas e ribeirinhos, povos romani, povos de comunidades tradicionais e migrantes;

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – diretrizes para Parcerias multissetoriais e cooperação global, Pobreza, fome e desigualdades, Acesso à justiça, Mudanças climáticas e ecossistemas terrestres e marinhos, Cidades e assentamentos sustentáveis, Padrões de produção e consumo sustentáveis, Saneamento básico, recursos hídricos e acesso à energia, Comunicação, mídia e inclusão digital.

Além do documento, a Agenda 227 fará uma grande campanha de incidência nas Eleições 2024, atuando junto às organizações signatárias que estão em todas as regiões do território nacional.

Acesse o documento Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 nos links abaixo.

Versão em PDF

Versão Acessível

 

 

Descrição das imagens: banner horizontal com fundo amarelo. À esquerda, sobre fundo branco, formas geométricas nas cores amarela e laranja. Dentro de alguns círculos, detalhes em verde, rosa, azul, amarelo e laranja. Em destaque, mais ao centro do banner, o texto PRIORIDADE ABSOLUTA NAS ELEIÇÕES 2024. Abaixo: DIRETRIZES PARA UMA GESTÃO MUNICIPAL COMPROMETIDA COM A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais