Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
22 outubro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Print editado da publicação na VEJA.
Cerca de 6 mil planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes, mas apenas 3,3% deles associam esse público com a palavra direitos. Os dados estão na publicação de Andréia Peres para coluna Balanço Social/VEJA (22/10).
O levantamento foi realizado pelo projeto Vota Aí, parceria do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop/Unicamp) e do Doxa, Laboratório de Estudos de Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).
A plataforma disponibiliza diferentes ferramentas para consulta às propostas de governo que, desde 2009, devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por quem deseja se candidatar a qualquer um dos cargos para o executivo (municipal, estadual ou federal).
Dos 14.595 planos de governo de todos os municípios brasileiros, 6.505 mencionam crianças e adolescentes. No entanto, apenas 485 planos associam, por exemplo, palavras-chave como “direitos de crianças e adolescentes”, “direitos das crianças e adolescentes” e “direitos das crianças e dos adolescentes”.
“Embora o levantamento aponte para um percentual relevante de menções gerais à infância e à adolescência nos planos de governo dos municípios, nota-se a preocupante ausência de centralidade para a garantia dos direitos dessas populações”, alerta Miriam Pragita, diretora executiva da ANDI Comunicação e Direitos e membro da equipe executiva da Agenda 227.
Leia a íntegra do conteúdo na coluna Balanço Social/VEJA.
Descrição da imagem: print editado da publicação na VEJA. Banner com fundo branco, no topo, à direita, texto VEJA em vermelho. Abaixo, foto da responsável pela coluna. Ao lado, o texto BALANÇO SOCIAL, Por Andréia Peres. Logo abaixo, separado por um fio cinza, à esquerda, foto de duas crianças de costas, brincando em um local aberto e arborizado. Ao lado, o título da publicação: Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes.
mais notícias
Agenda 227 apresenta relatório sobre a campanha Prioridade Absoluta nas Eleições 2024
Documento destaca estratégias, ações e desafios para colocar crianças e adolescentes nos debates municipais.
Leia maisRepresentantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.
Leia mais