Movimento Agenda 227 recebe novas adesões para colocar crianças e adolescentes no centro do debate
9 maio 2022 | Escrito por Webmaster |
A adesão de novas organizações reforça o movimento e aumenta a pressão sobre os candidatos à presidência.
Imagem: PxHere (domínio público)
Diante do cenário eleitoral, o movimento Agenda 227 tem ganhado força, novas adesões e mais espaço na mídia.
Uma publicação no portal o GIFE* destacou a importância da Agenda 227 no contexto das eleições presidenciais: “A iniciativa formulou um conjunto de propostas de ações, que serão apresentadas aos presidenciáveis, buscando sua incorporação nos respectivos planos de governo e o compromisso permanente com sua execução a partir de 2023”.
A reportagem do GIFE contextualiza as diversas realidades que permeiam a infância e adolescência no Brasil, com a opinião de pessoas engajadas em movimentos e organizações, como Gustavo Paiva, analista de relações governamentais do Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227, e Marcos Cândido, cofundador e coordenador de arte-educação do Centro de Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente.
Impactos da pandemia para crianças e adolescentes
Entre os problemas agravados no período de pandemia de Covid-19, Gustavo Paiva cita o aumento da insegurança alimentar; evasão escolar e déficit de aprendizagem; diminuição drástica dos índices de cobertura vacinal; aumento dos casos de violência e abusos; racismo e violência institucional contra crianças negras, indígenas, com deficiência, LGBTQIA+; e o aumento de crianças órfãs em decorrência das mortes por Covid-19.
Novas Adesões à Agenda 227
“Estamos recebendo novas adesões ao movimento por meio de nosso site. A adesão do maior número possível de organizações identificadas com o movimento e com as propostas será fundamental para ampliar a pressão sobre as candidaturas”, reforça Gustavo Paiva.
Entre as próximas atividades a serem desenvolvidas, há uma série de audiências públicas para apresentar a proposta e sensibilizar outras lideranças políticas para a urgência do tema. Além de um debate temático entre candidaturas e ações de escuta qualificada de crianças e adolescentes. A Agenda 227 tem articulado também parcerias com a mídia para que o tema conste nas sabatinas, debates e cobertura eleitoral.
*O GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma plataforma de fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. É considerado uma referência no país no tema do investimento social privado.
Descrição da imagem:
Banner retangular, com foto de crianças brincando com a água de um chafariz em uma praça.
Na foto, vê-se à frente, mais ou centro da imagem, um menino de short, sem camisa, pulando sobre a água que cai pelo chão de lajotas. Mais à direita, uma menina, com camisa azul e um chapéu verde, brincando com os jatos de água do chafariz. Pouco atrás dela, outro menino, sem camisa, de short verde, também brincando com a água.
Ao fundo da imagem, por trás da cortina de água do chafariz, aparecem as copas de algumas árvores. No canto direito da imagem, duas pessoas sentadas, distantes do chafariz.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais