Por que colocar a eleição para conselheiro tutelar na agenda?
28 setembro 2023 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Eleição do próximo domingo, 1º de outubro, impacta diretamente nas infâncias e adolescências brasileiras.
Imagem: print da publicação no Portal Lunetas.
“São os conselheiros tutelares que fazem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sair do papel”. A afirmativa de Lucas Lopes, integrante da Agenda 227 e secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Criança e Adolescentes, em entrevista ao Portal Lunetas, é um indicativo da importância e do papel que os conselheiros e conselheiras desempenham na garantia e defesa dos direitos da população de 0 a 18 anos.
A reportagem sobre a eleição para novos membros dos conselhos tutelares de todo país, publicada esta semana pelo Lunetas (27/09), traz entrevistas com conselheiros(as) e algumas de suas experiências no atendimento às diferentes demandas que chegam aos conselhos tutelares.
A jornalista Eduarda Ramos ouviu também Ana Potyara, membro da equipe executiva da Agenda 227.
“O mais importante é que a população compreenda que ser um conselheiro tutelar é estar alinhado à proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e é isso que deve embasar a sua candidatura”, destacou Potyara que é uma das advogadas mobilizadoras da campanha “A Eleição do Ano”.
Outro ponto destacado por ela diz respeito ao envolvimento de cada cidadã e cidadão brasileiros neste processo de escolha: “Delegar a terceiros a responsabilidade de escolher os Conselhos Tutelares que zelarão pelos direitos das crianças brasileiras, sem se envolver ativamente no processo, é potencialmente colocá-las em risco de não ter seus direitos assegurados”, afirmou.
A íntegra do conteúdo está disponível no Portal Lunetas. Clique aqui.
Você também pode conferir outras informações sobre as eleições para conselheiros e conselheiras tutelares aqui mesmo no site da Agenda 227. Leia +
Descrição da imagem: banner horizontal, print editado da publicação no Portal Lunetas. Sobre fundo branco, na parte superior do banner, logo do portal com os textos: “LUNETAS”, “Múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias”. Abaixo, à esquerda, o título “Por que colocar a eleição para conselheiro tutelar na agenda?”, seguido do nome da jornalista responsável pela publicação “Eduarda Ramos”. Do lado direito, foto da mão de um adulto segurando a mão de uma criança, ao fundo, almofadas e uma poltrona azul.
mais notícias
Representantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais