Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Não existe inclusão sem acessibilidade; governo Lula ainda derrapa no tema

25 janeiro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Acessibilidade comunicacional ainda está longe de ser uma realidade para as milhões de pessoas com deficiência.

Artigo “Não existe inclusão sem acessibilidade; governo Lula ainda derrapa no tema”, de *Claudia Werneck para o ECOA UOL (24/01), levanta questões que não podem ser ignoradas quando o assunto é a inclusão da pessoa com deficiência.

A colunista abre a publicação já destacando a violação dos direitos de acesso à informação, ocorrida na posse do novo presidente da República.

Apesar da representatividade dessa parcela da população, com a presença do influencer Ivan Baron na posse, vários mecanismos de acessibilidade foram ignorados, como aponta Claudia Werneck: “Milhões de pessoas com deficiência não puderam participar da cerimônia de posse do presidente Lula, presencial ou virtualmente, pela falta de medidas básicas de acessibilidade comunicacional – legenda, audiodescrição e linguagem simples. Havia intérpretes de Libras, mas isso é insuficiente, ainda que necessário”.

O mesmo tipo de problema aconteceu na posse dos novos ministros, como a falta de rampas de acesso aos palcos, assentos reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, audiodescrição etc.

Segundo a articulista, os primeiros passos do novo governo ainda não tranquilizam. Embora ela reforce como “irretocável” a revogação do “Decreto da Exclusão” (Decreto 10.502/2020), além da falta de acessibilidade comunicacional, é preocupante “o corte drástico da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que hoje, me parece, é ainda menor do que aquela de 2009, quando foi criada por Lula” – afirma.

O artigo pode ser acessado na íntegra no ECOA Uol.

 

*Claudia Werneck é idealizadora da Escola de Gente, ativista brasileira em direitos humanos, pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva (ONU) na América Latina. Jornalista formada pela UFRJ com especialização em Comunicação e Saúde pela Fiocruz, é autora de 14 livros sobre inclusão (WVA) em português, espanhol e inglês, com mais de 400 mil livros vendidos.

 

Descrição da imagem: banner horizontal, print editado da publicação. Na parte superior, centralizado, logo do ECOA UOL – “Por um mundo melhor”. Abaixo, o texto: “Coluna – Opinião”. Em destaque, sobre um fundo rosa claro com formas geométricas nas cores lilás e salmão, o título da publicação: “Não existe inclusão sem acessibilidade; governo Lula derrapa no tema”. Embaixo, em três linhas diferentes, os textos “Claudia Werneck”, “Colaboração para ECOA, do Rio de Janeiro”, “24/01/2023”.

mais notícias

Agenda 227 apresenta 148 propostas a presidenciáveis

Agenda 227 apresenta 148 propostas a presidenciáveis em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Síntese das propostas, que colocam crianças e adolescentes como absoluta prioridade, foi encaminhada aos partidos e coligações

Leia mais