Como crianças e adolescentes aparecem no debate eleitoral 2024?
11 setembro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Agenda 227 faz análise do debate eleitoral em sete capitais brasileiras para verificar como temas relacionados à infância e adolescência estão sendo abordados pelas candidaturas às prefeituras em 2024.
Print editado da publicação na VEJA.
No debate eleitoral 2024, crianças e adolescentes não aparecem entre as prioridades propostas por candidatos e candidatas às prefeituras. É o que mostra Andréia Peres, na coluna Balanço Social/Veja (10/09).
A colunista apresenta uma análise realizada por membros da equipe executiva da Agenda 227, e de organizações parceiras na campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”, em sete capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
“No recorte de cidades analisado, é possível observar que as candidaturas às prefeituras, durante os debates, entrevistas e sabatinas veiculados, estão priorizando outros temas”, avalia Mariana Lavez, integrante da equipe executiva da Agenda 227
A exceção, segundo Lavez, seria a pauta da educação, que ganhou espaço nos debates, sobretudo em relação a ampliação de vagas em creches.
Dos 22 eixos temáticos propostos pela Agenda 227 no documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, poucos são contemplados nos debates, como: nutrição, pobreza, desigualdades, mudanças climáticas e igualdade racial.
De acordo com Ana Potyara, integrante da equipe executiva do movimento, não é possível pensar no desenvolvimento das cidades brasileiras com eficiência e eficácia sem priorizar a garantia dos direitos de meninas e meninos.
“O esvaziamento do debate em torno dessa população é sintomático e mostra que as escolhas que as candidaturas estão fazendo para os próximos quatro anos passa longe de cuidar de quem é o presente e o futuro do país”, analisa.
Acesse a íntegra da análise na coluna Balanço Social/VEJA.
Descrição da imagem: print editado da publicação na VEJA. Banner com fundo branco, no topo, à direita, texto VEJA em vermelho. Abaixo, foto da responsável pela coluna. Ao lado, o texto BALANÇO SOCIAL, Por Andréia Peres. Logo abaixo, separado por um fio cinza, à esquerda, foto de uma criança de costas, vestindo apenas uma bermuda verde. Ela está diante de uma precária construção de madeira, como palafitas, e há grande quantidade de lixo no local. Ao lado, o título da publicação: Como crianças e adolescentes aparecem no debate eleitoral 2024?
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais