Programa Escola em Tempo Integral é sancionado e abre nova oportunidade para Educação Integral
1 agosto 2023 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Apresentado pelo Ministério da Educação, o investimento estimado para o programa é de R$4 bilhões.
Imagem: print da publicação no portal do Centro de Referência em Educação Integral
Sancionado na segunda-feira, 31/07, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, o Programa Escola em Tempo Integral teve o texto aprovado pela Câmara e pelo Senado no início de julho.
De acordo com publicação do Centro de Referência em Educação Integral (31/07), o investimento estimado é de R$ 4 bilhões. O objetivo do programa é expandir a oferta de jornada em tempo integral nas escolas públicas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A meta é alcançar 3,6 milhões de estudantes até 2026 e atingir o que determina o Plano Nacional de Educação (PNE): “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica” (PNE-Meta 6).
Ainda segundo o Centro de Referência, a criação do programa “trata-se da maior mobilização, em âmbito federal, pela criação de um programa de Educação em tempo integral desde a experiência com o Mais Educação, em 2007”.
No segundo semestre, o debate sobre a implementação do Programa Escola em Tempo Integral contará com a realização de ciclo de seminários em todas as regiões brasileiras.
A íntegra do conteúdo você acessa no portal do Centro de Referência em Educação Integral. Clique aqui.
A Educação Integral também foi pauta de debate na formulação das propostas de políticas públicas apresentadas pela Agenda 227 no documento Plano País para a Infância e a Adolescência. Confira as propostas para educação clicando aqui.
Descrição da imagem: banner horizontal, print da publicação do Centro de Referências. Na parte superior, à esquerda, sobre uma faixa alaranjada, logotipo do Centro de Referências em Educação Integral. À direita, o texto: Cidade Escola Aprendiz. Ocupando toda a extensão do banner, coberta com um filtro azul, foto com imagem em destaque do presidente Lula na assinatura do documento. Mais à esquerda, em destaque, o título da publicação: “Programa Escola em Tempo Integral é sancionado e abre nova oportunidade para Educação Integral”. Abaixo do título, o texto “Por da Redação”.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais