Por que e qual Educação Integral agora?
22 novembro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Artigo aborda retomada da agenda da educação integral e destaca propostas da Agenda 227 para o setor.
Imagem: print da publicação do Centro de Referências em Educação Integral
Em artigo de *Natacha Costa, publicado pelo Centro de Referências em Educação Integral, a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz traça um breve histórico da educação integral e ressalta que o tema deve ser tratado como pauta prioritária pela próxima administração federal.
O artigo cita propostas de políticas públicas presentes no Plano País para a Infância e Adolescência, elaboradas pelas organizações da Agenda 227 que compõem o GT de Educação. E destaca, entre as dez propostas para o setor, a retomada da agenda de educação integral no país.
Natacha também apresenta dados que demonstram como o desmonte das políticas educacionais e o abandono de metas pactuadas no Plano Nacional de Educação (PNE) refletiram negativamente na oferta de educação em tempo integral: “entre 2014 e 2020, o número de escolas com jornadas em tempo integral caiu de 42.655 para 27.969 – que representam 29% e 20.5% das escolas públicas – e as matrículas de 6.5 milhões para 4.8 milhões” (dados do site De Olho nos Planos).
Para ler o artigo na íntegra, acesse o site do Centro de Referências em Educação Integral.
*Natacha Costa é diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Psicóloga formada e licenciada pela PUC-SP e mestranda na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Unifesp, do Movimento de Inovação na Educação, do conselho gestor do Observatório Nacional de Educação Integral da UFBA, do conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil, do Coletivo Articulador do Centro de Referências em Educação Integral e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.
Descrição da imagem:
Banner horizontal, print da publicação do Centro de Referências. Na parte superior, à esquerda, sobre uma faixa alaranjada, logotipo do Centro de Referências em Educação Integral. E à direita, o texto: Cidade Escola Aprendiz. Ocupando toda a extensão do banner, imagem de crianças coberta com filtro azul. Mais à esquerda, em destaque, o título da publicação: “Por que e qual Educação Integral agora?”. Abaixo do título, o nome da autora: “Por Natacha Costa”.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais