agenda 227
A Agenda 227 é um movimento apartidário da sociedade civil brasileira que tem como objetivo colocar crianças e adolescentes no centro da construção de um Brasil mais justo, próspero, inclusivo e sustentável para todos, a partir da concretização da prioridade absoluta garantida à população de 0 a 18 anos pelo artigo 227 da Constituição Federal.
Diante do cenário de múltiplas crises que o país tem atravessado nos últimos anos, as organizações e coalizões da sociedade civil que integram a Agenda 227 reconheceram a necessidade urgente de realizar um grande movimento pelo presente e pelo futuro de nossas crianças e adolescentes. Inspirados por movimentos como os que resultaram na aprovação da Emenda da Criança na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente na aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tais entidades decidiram se unir para fazer chegar aos representantes do povo um conjunto detalhado de demandas sociais dessa população.
Com a priorização máxima das infâncias e das adolescências e o compromisso com a democracia, a garantia de direitos e a justiça social como horizonte político, trabalhamos na formulação coletiva e plural de um conjunto de propostas de políticas públicas e outras ações de governo, que foram apresentadas às candidaturas à Presidência da República.
Passadas as eleições, o movimento passa a atuar pela efetiva implementação e pelo monitoramento das propostas do “Plano País para a Infância e a Adolescência”, que acreditamos ser uma ferramenta de central relevância para o processo de reconstrução do Brasil. Para tanto, atua em rede, buscando pautar o debate público sobre o tema e incidir junto ao governo federal, ao Congresso Nacional, ao Judiciário e a outros entes federativos para a garantia de absoluta prioridade para crianças e adolescentes.
Conheça mais das propostas do movimento:
quem constrói o movimento
grupo de coordenação
e articulação
os grupos de trabalho
O movimento conta também com a participação de cerca de 150 organizações reunidas em 22 grupos de trabalho temáticos. Durante 2022, essas entidades debateram e consolidaram um conjunto de propostas de políticas públicas, programas e ações de governo capazes de garantir a prioridade absoluta para os direitos da infância e da adolescência, em toda a sua pluralidade.
Após as eleições, esses grupos de trabalho passam a apoiar a incidência, o monitoramento e a avaliação da implementação das propostas de cada área.
GTs Relacionados ao ECA
Saúde
Nutrição
Educação
Cultura, Esporte e Lazer
Profissionalização e Acesso ao Mundo do Trabalho
Convivência Familiar e Comunitária
Enfrentamento das Violências
Adolescentes a Quem se Atribui Ato Infracional
GTs Relacionados aos ODS
Pobreza, Fome e Desigualdades
Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Acesso à Energia
Cidades e Assentamentos Sustentáveis
Mudanças Climáticas e Ecossistemas Terrestres e Marinhos
Padrões de Produção e Consumo Sustentáveis
Acesso à Justiça
Comunicação, Mídia e Inclusão Digital
Parcerias Multissetoriais e Cooperação Global
GTs relacionados à inclusão, diversidades e interseccionalidades
Igualdade Racial
Povos Indígenas, Povos Romani, Povos de Comunidades Tradicionais, Ribeirinhos e Migrantes
Gênero
LGBTQIA+
Pessoas com Deficiência
Orfandade e direito
apoio 2024
faça parte
Sua organização também atua em prol das crianças e adolescentes ou em outras temáticas sociais e ambientais que podem contribuir para garantir seus direitos? Saiba como apoiar.
Faça parte!