Verba para educação infantil quadruplica até junho
19 setembro 2023 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Levantamento realizado pelo Inesc e Agenda 227 aponta alta de 299% em recursos para educação infantil.
Imagem: print da publicação no site Valor Econômico
Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pela Agenda 227 aponta que houve um aumento na destinação de recursos do governo federal para as políticas públicas voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos). O assunto foi abordado esta semana no site do Valor Econômico, em reportagem de Rafael Vazquez (18/09).
De acordo com o levantamento, a educação infantil teve um aumento de 299% , em 2023, dos recursos recebidos do atual governo se comparados ao primeiro semestre do ano passado. Em valores, para se ter uma ideia, a execução orçamentária para creches e pré-escolas passou de R$ 110,8 milhões nos primeiros seis meses de 2022, para R$ 443 milhões neste mesmo período em 2023.
Na reportagem, Thallita de Oliveira, assessora política do Inesc e integrante do GT Pobreza, Fome e Desigualdades da Agenda 227, explica que mesmo os 56% dos recursos executados em 2023 sejam referentes a restos a pagar de anos anteriores, isso demonstra uma maior disposição do atual governo no encaminhamento dos recursos.
Responsável pelo levantamento, Thallita destaca: “A política de educação infantil é estratégica para garantia dos direitos da primeira infância. Além disso, a garantia de creches também proporciona o direito ao trabalho dos pais, o que viabiliza a promoção de outros direitos como o de acesso à renda e moradia e ainda contribui na proteção contra violências”.
Na reportagem, Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização que compõe o Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, destaca que os números apontam para um maior compromisso do atual governo com as políticas públicas para crianças. Apesar desses avanços, os recursos estão longe de solucionar os problemas da educação infantil.
“Não quero deixar de olhar o copo cheio. É muito importante valorizar, aplaudir e reconhecer que há um movimento que está saindo do discurso político e indo para o campo prático. Mas não é o suficiente, ainda, para garantir o acesso principalmente das crianças mais vulneráveis”- afirmou Mariana Luz.
A íntegra da reportagem você acessa no site do Valor Econômico. Clique aqui.
Descrição da imagem: banner com fundo branco, print da publicação no site do Valor Econômico. Na parte superior, o texto Valor Econômico/Brasil. Abaixo, o título da reportagem: “Verba para educação infantil quadruplica até junho”, seguida do subtítulo “Alta de 299% indica maior disposição a favor da primeira infância, dizem especialistas”. Abaixo, mais à esquerda do subtítulo, “Por Rafael Vazquez – De São Paulo, 18/09/2023. Uma foto de Mariana Luz (crédito: Rogério Vieira) aparece centralizada no banner, abaixo dos textos.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais