Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Valor Econômico: Unicef pede adoção de metodologia para gastos sociais

18 outubro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Países que adotaram esse tipo de metodologia aumentaram o investimento em políticas públicas para crianças e adolescentes.

Imagem: print da publicação no jornal Valor Econômico

Em reportagem de Rafael Vazquez, do dia 17/10 no jornal Valor Econômico, Liliana Chopitea, chefe de política social, monitoramento e avaliação do Unicef-Brasil, destaca a viabilidade do uso de uma ferramenta capaz de identificar os gastos públicos com políticas voltadas para crianças e adolescentes.

A pauta é defendida por representantes da Agenda 227 que sugerem ao Congresso Nacional o uso de metodologia já desenvolvida pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Unicef, agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A ferramenta indicada foi denominada “Gasto Social com Crianças e Adolescentes” (GSC&A).

Um levantamento realizado a partir desta metodologia aponta que, em média, desde 2016 apenas 3% dos recursos federais foram destinados às políticas públicas para a população de 0 a 18 anos. Um percentual considerado muito abaixo do ideal para as mais de 350 organizações signatárias da Agenda 227.

A reportagem também apresenta dados sobre os investimentos em educação, área considerada uma das mais afetadas pela pandemia. Segundo Chopitea, 2 milhões de alunos não retornaram às aulas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) teve perda de R$ 993 milhões. E embora estejam evidentes os problemas na educação, novos cortes no orçamento estão previstos para 2023.

Para assinantes, a íntegra da publicação do jornal Valor Econômico também está disponível no portal do Valor.

 

 

 

Descrição da imagem:

Banner horizontal, fundo branco. Mais ou menos centralizado, na parte superior da imagem, logo do Valor Econômico. Ao lado, o texto Brasil. Logo abaixo o título da publicação em destaque: “Unicef pede adoção de metodologia para gastos sociais”. Abaixo, o subtítulo com o texto: “Orçamento federal para o segmento vai na direção contrária e sofre cortes de mais de 90%” . À esquerda, texto com o nome do autor da publicação e local da publicação: Por Rafael Vazquez – De São Paulo. Na linha de baixo, data e horário da publicação: 17/10/2022 05h02 – Atualizado há 7 horas

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais