Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável

9 dezembro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Propostas do Plano País são apontadas pelo pediatra José Luiz Egydio Setúbal como capazes de corrigir graves violações.

Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável Imagem: print da publicação em O GLOBO

*José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Fundação que leva o seu nome e é uma das organizações do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, no artigo “Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável” publicado no jornal *O Globo (03/12), destacou a importância do cuidado com a saúde das crianças e adolescentes como alicerce para a garantia de um futuro mais justo aos adultos de amanhã.

Áreas fundamentais para a saúde da infância

Na publicação, o pediatra aponta como os cuidados e investimentos em áreas fundamentais, tais como em saneamento básico, água tratada e hábitos de higiene, foram essenciais para o aumento na expectativa de vida, que do século XX aos dias atuais mais do que dobrou.

Ele também ressalta que as principais causas de morte entre menores de 6 anos – doenças respiratórias, infecciosas e parasitárias – poderiam ser evitadas se as condições de moradia dessas crianças fossem adequadas e elas tivessem acesso a um atendimento médico apropriado.

Propostas Plano País da Agenda 227

José Luiz Egydio Setúbal citou também algumas das propostas do Plano País para a Infância e Adolescência e afirmou que, “se implementadas com a urgência que reivindicamos, serão capazes de corrigir graves violações e de promover um salto no desenvolvimento humano e econômico do país”.

Entre as propostas, o pediatra destacou a necessidade de investimentos no Programa Nacional de Imunizações; atenção ao atendimento pré-natal, ao parto e puerpério na rede pública, à saúde mental dos jovens; programas de educação sexual etc.

Você pode acessar as propostas do Plano País para a área de Saúde/Eixo Eca, clicando aqui.

*A íntegra do artigo está disponível, para assinantes, em O Globo.

*José Luiz Egydio Setúbal é pediatra, filantropo, presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedora do Hospital Infantil Sabará, e membro da Academia Brasileira de Pediatria.

 

 

Descrição da imagem:

Banner horizontal, print da publicação em O Globo. Na parte superior, sobre uma faixa azul, à direita, o texto “O Globo” e ao centro o texto “Receita de Médico”. Logo abaixo, centralizado no banner, o título da publicação: “Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável”. Abaixo do título, o texto: “Principais causas de morte entre menores de 6 anos, são: complicações perinatais, doenças respiratórias, infecciosas e parasitárias. Na linha de baixo, mais alinhado à esquerda do subtítulo, texto com identificação do autor do artigo, data e hora da publicação: “Por José Luiz Egydio Setúbal – 03/12/2022 – 04h30 – Atualizado há 5 dias”. Na parte inferior do banner, foto de duas meninas fazendo bolhas de sabão.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais