Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável
9 dezembro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Propostas do Plano País são apontadas pelo pediatra José Luiz Egydio Setúbal como capazes de corrigir graves violações.
Imagem: print da publicação em O GLOBO
*José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Fundação que leva o seu nome e é uma das organizações do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, no artigo “Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável” publicado no jornal *O Globo (03/12), destacou a importância do cuidado com a saúde das crianças e adolescentes como alicerce para a garantia de um futuro mais justo aos adultos de amanhã.
Áreas fundamentais para a saúde da infância
Na publicação, o pediatra aponta como os cuidados e investimentos em áreas fundamentais, tais como em saneamento básico, água tratada e hábitos de higiene, foram essenciais para o aumento na expectativa de vida, que do século XX aos dias atuais mais do que dobrou.
Ele também ressalta que as principais causas de morte entre menores de 6 anos – doenças respiratórias, infecciosas e parasitárias – poderiam ser evitadas se as condições de moradia dessas crianças fossem adequadas e elas tivessem acesso a um atendimento médico apropriado.
Propostas Plano País da Agenda 227
José Luiz Egydio Setúbal citou também algumas das propostas do Plano País para a Infância e Adolescência e afirmou que, “se implementadas com a urgência que reivindicamos, serão capazes de corrigir graves violações e de promover um salto no desenvolvimento humano e econômico do país”.
Entre as propostas, o pediatra destacou a necessidade de investimentos no Programa Nacional de Imunizações; atenção ao atendimento pré-natal, ao parto e puerpério na rede pública, à saúde mental dos jovens; programas de educação sexual etc.
Você pode acessar as propostas do Plano País para a área de Saúde/Eixo Eca, clicando aqui.
*A íntegra do artigo está disponível, para assinantes, em O Globo.
*José Luiz Egydio Setúbal é pediatra, filantropo, presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedora do Hospital Infantil Sabará, e membro da Academia Brasileira de Pediatria.
Descrição da imagem:
Banner horizontal, print da publicação em O Globo. Na parte superior, sobre uma faixa azul, à direita, o texto “O Globo” e ao centro o texto “Receita de Médico”. Logo abaixo, centralizado no banner, o título da publicação: “Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável”. Abaixo do título, o texto: “Principais causas de morte entre menores de 6 anos, são: complicações perinatais, doenças respiratórias, infecciosas e parasitárias. Na linha de baixo, mais alinhado à esquerda do subtítulo, texto com identificação do autor do artigo, data e hora da publicação: “Por José Luiz Egydio Setúbal – 03/12/2022 – 04h30 – Atualizado há 5 dias”. Na parte inferior do banner, foto de duas meninas fazendo bolhas de sabão.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais