Seminário: “Educação Integral em Debate” – dia 28/10
27 outubro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Educadores e especialistas colocam em pauta o papel da educação na garantia de direitos.
Imagem: print/reprodução do banner no site Fundação SM
Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, com transmissão pelo Canal do Futura no YouTube, acontece o seminário Educação Integral em Debate.
Organizado pela Fundação SM, Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral (CR), Futura, a Comunidade Educativa CEDAC, Cenpec, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes e Sesc, no seminário serão discutidos os principais desafios da educação brasileira no atual cenário.
A iniciativa objetiva sensibilizar educadores, gestores de políticas públicas educacionais e outros agentes sociais sobre a importância da Educação Integral: como ela pode contribuir para a garantia de direitos, da aprendizagem e do desenvolvimento integral dos(as) estudantes?
Entre educadores e especialistas, participam do debate: Edneia Gonçalves (Ação Educativa), Márcia Bittencourt (secretária de Educação de Belém/PA), Liliane Garcez (Coletivxs) e Jaqueline Moll (Observatório Nacional de Educação Integral).
Confira a programação completa:
Abertura – 9h às 10h
A escola pública no contexto pós-pandemia: o papel da escola como espaço coletivo e a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todo/as e de cada um/a.
Convidada: Ednéia Gonçalves, socióloga, educadora e coordenadora executiva da Ação Educativa.
Mediadora: Pilar Lacerda, educadora.
Mesa Redonda – 10h às 12h
A escola pública brasileira e o desafio do trabalho em diferentes contextos: como organizar o trabalho pedagógico para garantir estratégias adequadas às diferentes trajetórias dos estudantes?
Participantes:
Juliana Rohsner – Secretária de Educação de Vitória (ES)
João Paulo Araújo – Gestor escolar em MG, Educador Nota 10 e vencedor do Prêmio Territórios
Márcia Bittencourt – Secretária de Educação de Belém (PA)
Mediadora: Tereza Perez – Diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC
Mesa Redonda – 14h às 16h
Impactos das violações de direitos na vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias: como garantir o direito à educação neste contexto?
Participantes:
Miriam Krezinger – Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ
Liliane Garcez – Idealizadora e articuladora do Coletivxs
Julia Ribeiro – Oficial de Educação do UNICEF
Tânia Mara da Silva – Secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste
Mediadora: Bel Santos Mayer – Educadora social, cogestora da Rede LiteraSampa e formadora de jovens
Encerramento – 16h às 17h
Análise do contexto e perspectivas para o futuro: educação integral como pauta prioritária do direito à educação no Brasil.
Convidada: Jaqueline Moll, professora na UFRGS e membro da REDHUMANI e do Observatório Nacional de Educação Integral
Mediadora: Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz
Participe!
🗓️ Dia 28/10, das 9h às 17h (horário de Brasília).
💻 Transmissão online pelo canal no Youtube do Futura.
🔖 O evento é gratuito e oferece certificado.
Todo o conteúdo ficará disponível no canal do Futura.
*Com informações do Centro de Referências em Educação Integral
Descrição da imagem:
Banner horizontal, print de capa da publicação no site da Fundação SM. À esquerda, na parte superior da imagem, em letras pretas pequenas, o texto “Educação Integral em Debate”. Abaixo, o mesmo texto destacando em letras amarelas o título da publicação: “Educação Integral em debate”. Abaixo do título, o texto “Venha conversar sobre aprendizagem no contexto da pandemia, enfrentamento a violações de direitos e o papel da educação integral para responder aos desafios atuais. Dia 28 de outubro, das 9h às 17h (horário de Brasília).
À direita do banner, uma faixa verde corta na vertical a imagem. Sobre a faixa, duas crianças uniformizadas com material escolar nas mãos. Uma menina e um menino.
mais notícias
Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia maisPor prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação
É hora de exigir propostas concretas para a infâncias e adolescências negras, afirmam membros da Agenda 227.
Leia mais