Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Seminário: “Educação Integral em Debate” – dia 28/10

27 outubro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Educadores e especialistas colocam em pauta o papel da educação na garantia de direitos.

Imagem: print/reprodução do banner no site Fundação SM

Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, com transmissão pelo Canal do Futura no YouTube, acontece o seminário Educação Integral em Debate.

Organizado pela Fundação SM, Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral (CR), Futura, a Comunidade Educativa CEDAC, Cenpec, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes e Sesc, no seminário serão discutidos os principais desafios da educação brasileira no atual cenário.

A iniciativa objetiva sensibilizar educadores, gestores de políticas públicas educacionais e outros agentes sociais sobre a importância da Educação Integral: como ela pode contribuir para a garantia de direitos, da aprendizagem e do desenvolvimento integral dos(as) estudantes?

Entre educadores e especialistas, participam do debate: Edneia Gonçalves (Ação Educativa), Márcia Bittencourt (secretária de Educação de Belém/PA), Liliane Garcez (Coletivxs) e Jaqueline Moll (Observatório Nacional de Educação Integral).

Confira a programação completa:

Abertura – 9h às 10h

A escola pública no contexto pós-pandemia: o papel da escola como espaço coletivo e a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todo/as e de cada um/a.

Convidada: Ednéia Gonçalves, socióloga, educadora e coordenadora executiva da Ação Educativa.

Mediadora: Pilar Lacerda, educadora.

 

Mesa Redonda – 10h às 12h 

A escola pública brasileira e o desafio do trabalho em diferentes contextos: como organizar o trabalho pedagógico para garantir estratégias adequadas às diferentes trajetórias dos estudantes?

Participantes:

Juliana Rohsner – Secretária de Educação de Vitória (ES)

João Paulo Araújo – Gestor escolar em MG, Educador Nota 10 e vencedor do Prêmio Territórios

Márcia Bittencourt – Secretária de Educação de Belém (PA)

Mediadora: Tereza Perez – Diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC

 

Mesa Redonda – 14h às 16h 

Impactos das violações de direitos na vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias: como garantir o direito à educação neste contexto?

Participantes:

Miriam Krezinger – Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ

Liliane Garcez – Idealizadora e articuladora do Coletivxs

Julia Ribeiro – Oficial de Educação do UNICEF

Tânia Mara da Silva – Secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste

Mediadora: Bel Santos Mayer – Educadora social, cogestora da Rede LiteraSampa e formadora de jovens

 

Encerramento – 16h às 17h

Análise do contexto e perspectivas para o futuro: educação integral como pauta prioritária do direito à educação no Brasil.

Convidada: Jaqueline Moll, professora na UFRGS e membro da REDHUMANI e do Observatório Nacional de Educação Integral

Mediadora: Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz

 

Participe!

🗓️ Dia 28/10, das 9h às 17h (horário de Brasília).

💻 Transmissão online pelo canal no Youtube do Futura.

🔖 O evento é gratuito e oferece certificado.

Todo o conteúdo ficará disponível no canal do Futura.

 

*Com informações do Centro de Referências em Educação Integral

 

 

Descrição da imagem:
Banner horizontal, print de capa da publicação no site da Fundação SM. À esquerda, na parte superior da imagem, em letras pretas pequenas, o texto “Educação Integral em Debate”. Abaixo, o mesmo texto destacando em letras amarelas o título da publicação: “Educação Integral em debate”. Abaixo do título, o texto “Venha conversar sobre aprendizagem no contexto da pandemia, enfrentamento a violações de direitos e o papel da educação integral para responder aos desafios atuais. Dia 28 de outubro, das 9h às 17h (horário de Brasília).
À direita do banner, uma faixa verde corta na vertical a imagem. Sobre a faixa, duas crianças uniformizadas com material escolar nas mãos. Uma menina e um menino.

mais notícias

Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes

Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.

Leia mais

Por prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação

É hora de exigir propostas concretas para a infâncias e adolescências negras, afirmam membros da Agenda 227.

Leia mais