Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Resgatar o ECA para garantir o futuro no presente

15 julho 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

32º aniversário do ECA exige que se denuncie momento crítico das infâncias e adolescências no Brasil.

Imagem de Charlein Gracia em Unsplash

Em artigo publicado no *JOTA, Isabella Henriques, diretora-executiva do Instituto Alana, e Miriam Pragita, diretora-executiva da ANDI – Comunicação e Direitos, falam sobre os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – dos avanços e dos retrocessos, sobretudo em relação às violações de direitos que permeiam as infâncias e adolescências no Brasil.

“São constantes as violações de direitos, precarizando avanços alcançados em diversas áreas, como o acesso à educação, à saúde, à nutrição adequada, entre outros.”

As articulistas apontam alguns indicadores que ratificam este cenário, como o aumento de 171% na taxa de evasão escolar durante a pandemia; bem como a elevação de 7,8%  nos casos de exploração sexual infantil e de 11%abandono de incapaz.

Para ler na íntegra o conteúdo do artigo, acesse o portal do JOTA.

 

 

 

*Portal focado em informações, notícias e análises jurídicas no contexto institucional que envolve os três poderes.

 

ISABELLA HENRIQUES – Diretora-executiva do Instituto Alana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP e conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. É cofundadora do Advocacy Hub, Global Leader for Young Children pelo World Forum Foundation e Líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Núcleo Ciência pela Infância. Advogada e doutoranda em direitos difusos e coletivos pela PUC-SP

MIRIAM PRAGITA – Diretora-executiva da ANDI – Comunicação e Direitos. Foi coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) na gestão 2018-2021. Concluiu o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade Harvard (EUA). Com graduação em educação física pela UFRGS, é também formada no curso de ciência e implementação de políticas públicas na primeira infância do Insper e pós-graduada em gerenciamento de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV)

 

 

Descrição das imagens:

Banner retangular, com imagem de três crianças sentadas juntas, uma ao lado da outra, sobre a grama. As três são meninas e estão de costas. A primeira, da esquerda para a direita, tem cabelo longo, parcialmente preso, veste uma camisa branca com jardineira jeans. A segunda está com o cabelo preso e usa uma camiseta rosa com desenhos de bichinhos verdes. A terceira tem cabelos na altura dos ombros, está de maria chiquinha, camiseta branca e uma calça legging alaranjada com estampa colorida.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais