Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Que país queremos dar a nossas crianças?

29 agosto 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

O ano de 2022 foi o mais perigoso para crianças e adolescentes brasileiras até aqui, e temo pelos dados de 2023

Que país queremos dar a nossas crianças? Imagem: print da publicação no Jornal O Estado de S. Paulo

José Luiz Setúbal*, presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal uma das organizações signatárias do movimento Agenda 227, em artigo publicado nesta terça-feira (29/08) no jornal O Estado de S. Paulo, comenta sobre os dados devastadores que constam do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês de julho, com base nos dados de 2022.

As crianças e adolescentes continuam sendo as maiores vítimas da violência no nosso país. De acordo com Setúbal, os dados do Anuário começaram a ser compilados somente a partir da pandemia “e, desde então, percebe-se queda nos registros em época de férias escolares – prova de que os colégios são protagonistas na percepção de casos de maus-tratos. Isso reafirma a importância dos profissionais da educação na rede protetiva das nossas crianças. E, por mais desfalcado de recursos que esteja o ensino público nacional, ele é um espaço de acolhimento e que oferece segurança”.

O ano de 2022 foi o mais perigoso para crianças e adolescentes brasileiras. Apesar das mortes violentas terem apresentado uma sutil redução, todos os outros crimes apresentaram aumento, demonstrando o ambiente hostil do País. Setúbal afirma a importância da implementação de políticas públicas preventivas e de combate às violências contra meninos e meninas.

“Da mesma forma como o novo governo federal tem mostrado empenho na implantação de políticas públicas na esfera da violência contra a mulher, também a violência contra as crianças e os adolescentes precisa ser eleita como fenômeno a ser combatido. Não é mais justificável bater, castigar ou punir para educar. Não é mais justificável deixar o tempo passar enquanto dizimamos o futuro das novas gerações. É urgente que as estratégias de enfrentamento da violência sejam ampliadas e aprofundadas no Brasil, assim como define o artigo 227 da Constituição: as crianças devem ser prioridade absoluta”.

Confira a íntegra do artigo disponível no site do Estadão. Acesse aqui.

 

*José Luiz Setúbal é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é presidente e instituidor da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que integra o movimento Agenda 227. É também membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria, vice-presidente do Instituto PENSI e presidente do conselho da Associação Fundo Areguá. Atua como conselheiro em várias Instituições: Fundação Tide Setúbal; Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont; Associação Paulista de Fundações; Instituto Gerando Falcões e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Descrição da imagem: banner retangular, print editado da publicação no Jornal O Estado de S. Paulo. A metade superior tem fundo branco e a inferior, fundo azul. Na parte superior da imagem com fundo branco, centralizado, tem a logo do Jornal O Estado de S. Paulo. Logo abaixo, centralizado, aparece o texto: “Espaço Aberto” e em seguida, abaixo e centralizado o nome do autor do artigo “José Luiz Setúbal” com o texto “Colunista convidado”. Abaixo desse texto, na outra metade do banner, com fundo azul, ao centro em destaque o título do artigo “Que país queremos dar a nossas crianças?”, e logo abaixo, centralizado, o seguinte texto “O ano de 2022 foi o mais perigoso para crianças e adolescentes brasileiras até aqui, e temo pelos dados de 2023”.

 

mais notícias

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais

Brasil melhora vacinação infantil, mas cobertura contra Covid-19 preocupa

“As fake news em relação às vacinas contra a Covid em crianças funcionaram” – alerta José Luiz Setúbal, integrante do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

Leia mais