Por prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação
16 outubro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
É hora de exigir propostas concretas para a infâncias e adolescências negras, afirmam membros da Agenda 227.
Print/editado da publicação na Folha de São Paulo.
Em artigo publicado na Folha de São Paulo (15/10), Beatriz Soares Benedito, analista de políticas públicas no Instituto Alana, e Suelaine Carneiro, coordenadora do Programa Educação e Pesquisa do Geledés, ambas organizações do grupo de coordenação da Agenda 227, falam sobre a realidade do racismo nas comunidades escolares.
As articulistas avaliam que, embora os casos de racismo e violência nas escolas tenham ganhado mais notoriedade na imprensa e nos debates de interesse coletivo, o poder público não tem implementado soluções para o enfrentamento dessa realidade.
De acordo com uma pesquisa do Projeto Seta (2023), para 64% dos jovens de 16 a 24 anos, o ambiente educacional é onde mais sofrem racismo. E ainda que a lei 10.639/2003 seja a principal legislação para o enfrentamento do racismo nas escolas, apenas 29% de pouco mais de 1.180 municípios cumprem a legislação, de acordo com um levantamento realizado pelo Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, em parceria com Imaginable Futures.
No artigo, Beatriz e Suelaine destacam diretrizes propostas pela Agenda 227 no documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” para o enfretamento ao racismo.
“A eleição é uma oportunidade para reavaliar a postura de omissão. É preciso reconhecer que raça e cor de pele são elementos estruturais que determinam o acesso a direitos desde o nascimento” – afirmam as articulistas.
Acesse a íntegra do conteúdo no site da Folha.
Descrição da imagem: banner retangular, fundo branco, contendo print/editado da publicação. Na parte superior o texto/logo “Folha de S. Paulo”. No centro, em destaque, foto de Beatriz Benedito e Suelaine Carneiro, abaixo, o título da publicação: Por prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais