Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro

27 janeiro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Estima-se que mais de cem mil crianças e adolescentes perderam familiares na pandemia.

Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro

Na reportagem “Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro”, o site #Colabora destaca o movimento Agenda 227 pela mobilização e articulação em defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes.

A publicação destaca as propostas do Plano País para a Infância e a Adolescência e relembra o encontro de representantes da Agenda 227 com os então presidenciáveis Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP).

 

Dados sobre os órfãos da covid-19

A jornalista Adriana Amâncio apresenta na matéria relatos de quem perdeu o parente, responsável pelo sustento da família, vítima da Covid-19. O drama de quem tem que cuidar sozinha, e sem recursos, de 4 netos: “Ainda acontece de faltar comida! Quando não tem carne, a gente come mortadela e quando não tem nada, come só verdura. Não é fácil” – diz dona Francisca da Silva, uma das entrevistadas.

Dados apresentados na reportagem dão conta do alarmante cenário deixado pela pandemia: 113 mil órfãos deixados pelos quase 700 mil mortos – número estimado pela Escola de Saúde Global de Harvard.

Segundo estudo da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mais de 40 mil crianças e adolescentes perderam a mãe para a Covid-19. A orfandade paterna é de 3,4 vezes maior que materna.

Coalizão pelos Direitos da Orfandade

A professora da PUC-SP e membro da Coalização Nacional dos Direitos da Orfandade da Covid-19, Aldaíza Sposati, ressalta a falta de recursos para identificação de órfãos por parte das instituições brasileiras:

“Os cartórios só forneciam informações, de maneira bruta, que permitiam acesso aos órfãos em caso de segurados que tinham direito aos benefícios do INSS. O ECA não menciona a questão da orfandade especificamente, cita afastamento da família, que não ocorre necessariamente por orfandade. Diante desse cenário, do ponto de vista material, temos um recurso que auxilia, em parte, a notificação pelo INSS, e do ponto de vista assistencial, não temos nada”, afirma.

A íntegra da reportagem está disponível no site do #Colabora.

 

 

Descrição da imagem: banner horizontal, print editado da publicação no #Colabora. Sobre fundo branco, na parte superior, logo do #Colabora. Abaixo, uma faixa verde. Embaixo da faixa, centralizado no banner, aparece primeiro o texto “Desigualdade” e na linha debaixo o título da publicação: “Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro”. Também centralizada e até a parte inferior do banner, foto com seis pessoas: uma mulher idosa e um rapaz estão em pé atrás de um banco de madeira. Sentados no banco estão duas meninas, um menino e uma jovem.

 

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais