Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro

27 janeiro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Estima-se que mais de cem mil crianças e adolescentes perderam familiares na pandemia.

Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro

Na reportagem “Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro”, o site #Colabora destaca o movimento Agenda 227 pela mobilização e articulação em defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes.

A publicação destaca as propostas do Plano País para a Infância e a Adolescência e relembra o encontro de representantes da Agenda 227 com os então presidenciáveis Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP).

 

Dados sobre os órfãos da covid-19

A jornalista Adriana Amâncio apresenta na matéria relatos de quem perdeu o parente, responsável pelo sustento da família, vítima da Covid-19. O drama de quem tem que cuidar sozinha, e sem recursos, de 4 netos: “Ainda acontece de faltar comida! Quando não tem carne, a gente come mortadela e quando não tem nada, come só verdura. Não é fácil” – diz dona Francisca da Silva, uma das entrevistadas.

Dados apresentados na reportagem dão conta do alarmante cenário deixado pela pandemia: 113 mil órfãos deixados pelos quase 700 mil mortos – número estimado pela Escola de Saúde Global de Harvard.

Segundo estudo da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mais de 40 mil crianças e adolescentes perderam a mãe para a Covid-19. A orfandade paterna é de 3,4 vezes maior que materna.

Coalizão pelos Direitos da Orfandade

A professora da PUC-SP e membro da Coalização Nacional dos Direitos da Orfandade da Covid-19, Aldaíza Sposati, ressalta a falta de recursos para identificação de órfãos por parte das instituições brasileiras:

“Os cartórios só forneciam informações, de maneira bruta, que permitiam acesso aos órfãos em caso de segurados que tinham direito aos benefícios do INSS. O ECA não menciona a questão da orfandade especificamente, cita afastamento da família, que não ocorre necessariamente por orfandade. Diante desse cenário, do ponto de vista material, temos um recurso que auxilia, em parte, a notificação pelo INSS, e do ponto de vista assistencial, não temos nada”, afirma.

A íntegra da reportagem está disponível no site do #Colabora.

 

 

Descrição da imagem: banner horizontal, print editado da publicação no #Colabora. Sobre fundo branco, na parte superior, logo do #Colabora. Abaixo, uma faixa verde. Embaixo da faixa, centralizado no banner, aparece primeiro o texto “Desigualdade” e na linha debaixo o título da publicação: “Órfãos da Covid-19 e do Estado brasileiro”. Também centralizada e até a parte inferior do banner, foto com seis pessoas: uma mulher idosa e um rapaz estão em pé atrás de um banco de madeira. Sentados no banco estão duas meninas, um menino e uma jovem.

 

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais