Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

O que candidatos propõem para crianças e adolescentes?

16 setembro 2024  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Representantes da Agenda 227 apontam que é urgente situar a infância e a adolescência com absoluta prioridade nos debates eleitorais.

Print editado da publicação no O GLOBO.

“Ser criança e adolescente no Brasil é um enorme desafio” – dizem Natacha Costa, coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação da Agenda 227 e diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, e Renato Godoy, integrante da equipe executiva da Agenda 227 e gerente de relações governamentais do Instituto Alana.

Em artigo publicado no O Globo (12/09), os representantes da Agenda 227 destacaram como as eleições municipais 2024 serão decisivas para o país, sobretudo para a população de 0 a 18 anos.

Sendo quase um quarto da população brasileira, crianças e adolescentes são destaques em indicadores que evidenciam desnutrição, pobreza, racismo, capacitismo, violências e desigualdades. Além de serem os que mais sofrem as consequências dos eventos climáticos extremos.

Os articulistas apresentam dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que indicam, entre outros, que 61,6% das vítimas de estupro em 2023 tinham entre 0 e 13 anos. E, segundo o IBGE, também no ano passado, 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos viviam em situação de trabalho infantil no Brasil.

“Situar a infância e a adolescência com prioridade nos debates eleitorais é uma agenda urgente e inadiável. Essa não é apenas uma escolha ética e responsável com milhões de meninas e meninos, mas uma oportunidade para que os novos prefeitos e prefeitas estejam à frente de uma gestão comprometida com a superação dos ciclos de pobreza intergeracional, enfrentando desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero e território” – afirmam os autores.

 

A íntegra do artigo está disponível no O GLOBO.

 

Descrição da imagem: banner horizontal com fundo branco, print da publicação no O GLOBO. Na parte superior, sobre fundo azul, o texto O GLOBO 100, Artigos. Abaixo, o título da publicação O que candidatos propõem para crianças e adolescentes? Mais à direita, Por Natacha Costa e Renato Godoy, 12/09/2024. Abaixo, foto recortada de uma menina com o rosto desfocado, diante de uma janela aberta. A foto é de Givaldo Barbosa.

mais notícias

O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática

Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.

Leia mais

Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes

Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.

Leia mais