Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

O Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais

22 dezembro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

O Grupo de Coordenação e Articulação (GCA) apresenta o relatório “Prioridade Absoluta para os Direitos de Crianças e Adolescentes: o Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais — Documento de Sistematização das atividades realizadas no período 2021-2022”.

Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais — Documento de Sistematização das atividades realizadas no período 2021-2022" Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais — Documento de Sistematização das atividades realizadas no período 2021-2022"

O Grupo de Coordenação e Articulação (GCA) apresenta o relatório “Prioridade Absoluta para os Direitos de Crianças e Adolescentes: o Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais — Documento de Sistematização das atividades realizadas no período 2021-2022”.

O movimento nasce com o objetivo de qualificar o debate eleitoral de 2022, proporcionando às candidaturas à Presidência da República, à imprensa e a toda a sociedade um diagnóstico das questões mais urgentes relacionadas aos direitos da população de 0 a 18 anos.

Ao mesmo tempo, buscou-se apontar caminhos efetivos para que o novo governo, a ser empossado em janeiro de 2023, pudesse colocar as crianças e os adolescentes no centro da construção de um Brasil mais justo, próspero, inclusivo e sustentável para todos – fazendo valer, em sua integralidade, o paradigma da “absoluta prioridade” estabelecido pelo artigo da Constituição Federal que dá nome ao movimento.

Ao longo desse documento de sistematização, portanto, serão apresentados os principais aspectos relacionados à criação do movimento, e ao planejamento e à implementação do projeto de incidência nas eleições 2022. 

Além disso, o relatório registra as ações efetivadas e discute desafios encontrados ao longo das etapas de implementação.

Entrevistas com profissionais diretamente envolvidos em várias etapas e processos da iniciativa também serviram de insumo para a elaboração deste material de sistematização.

Para o Grupo de Coordenação e Articulação (GCA), a riqueza da experiência vivenciada torna útil o compartilhamento desse documento que pode tanto favorecer o aperfeiçoamento de programas já existentes como inspirar a criação de novos projetos de mobilização social de amplo espectro – independentemente do foco temático ou do escopo geográfico de atuação (federal, regional, estadual ou municipal).

Faça o download do documento nos links abaixo:

Documento – O Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais [versão PDF]

Documento – O Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais [versão acessível]

 

Linhas de ação da Agenda 227

• Elaboração de documento contendo propostas de políticas públicas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes,

a ser apresentado às candidaturas;

• Participação de crianças e adolescentes na discussão dos temas prioritários;

• Incentivo à adesão de um grande volume de

organizações ao movimento;

• Incidência política ao longo de todo o calendário eleitoral;

• Estratégia de comunicação e mobilização robusta, envolvendo tanto as redes sociais como a mídia noticiosa.

 

Descrição de imagem: banner com o fundo azul. Na lateral esquerda, mosaico multicolorido, com sobreposição de elementos geométricos arredondados, como gotas e círculos – que, dispostos de forma aleatória, estão dispersos ou conectados. As cores que vão do amarelo, verde, azul, roxo e vermelho ao rosa, lilás, laranja e ainda em diversas tonalidades. 

Título em destaque: Prioridade Absoluta para os Direitos de Crianças e Adolescentes: O Movimento Agenda 227 e as Eleições Presidenciais

Subtítulo: Documento de Sistematização das Atividades Realizadas no Período 2021-2022