Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda 227: engajamento e alianças voltadas para a prioridade absoluta

9 maio 2022  |  Escrito por Webmaster  |            

Mais de 140 organizações da sociedade civil se unem em torno do movimento pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Jantar de pré-lançamento da Agenda 227 no Museu da Casa Brasileira em São Paulo (07/04)

Pré-lançamento da Agenda 227 reúne lideranças políticas, formadores de opinião e personalidades engajadas em assegurar a garantia do direito à prioridade absoluta de crianças e adolescentes.

Absoluta prioridade! É como o artigo 227 da Constituição Federal prevê que os direitos da criança e do adolescente devem ser tratados pelo Estado, pelas famílias e pela sociedade. É para que esse pacto, feito em 1988, se torne realidade com urgência que o movimento Agenda 227 articulou organizações da sociedade civil de todo o país e diversas áreas de atuação para incidir nas eleições presidenciais. Colocar as crianças e adolescentes nos planos de governo dos candidatos e garantir sua implementação a partir de janeiro de 2023 é o objetivo do movimento.

“Crianças e adolescentes têm que ser vistos como o centro de nosso desenvolvimento. Plantaremos mais árvores se colocarmos a vida das crianças, seu presente e seu futuro, em primeiro lugar. Teremos mais calçadas acessíveis a todas as pessoas, quando considerarmos que esse caminho tem que estar acessível para as crianças. As escolas serão de qualidade e teremos segurança alimentar para as famílias, quando entendermos que o desenvolvimento integral da criança é prioridade absoluta.”

A frase é de Ana Lucia Villela, presidente do Alana, e foi dirigida aos participantes do jantar de pré-lançamento da Agenda 227, organizado por Ana e Marcos Nisti, vice-presidente da organização. O encontro, realizado em abril (07/04), no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, reuniu lideranças políticas, formadores de opinião, personalidades e representantes das organizações responsáveis pela coordenação e articulação do movimento.

 

Cenários que exigem tomadas de decisão

Se as estatísticas já não eram animadoras para crianças e adolescentes no Brasil antes da pandemia, agora foram agravadas.

Saúde: 60,8% foi a média de cobertura vacinal no Brasil em 2021, ante 95,1% em 2015. (Fonte: Levantamento de O Globo junto ao Ministério da Saúde)

Educação: 653 mil crianças de até 5 anos abandonaram a escola entre 2019 e 2021. (Fonte: Inep/MEC) e 244 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estavam fora da escola em 2021. (Fonte: Todos pela Educação, a partir da PNAD Contínua)

Violência Sexual: 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual nos últimos 4 anos. (Fonte: UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

Mortes: 35 mil crianças e adolescentes sofreram mortes violentas nos últimos 5 anos; Entre adolescentes, 80% eram negros. (Fonte: UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública)

Indígenas: 30% das crianças indígenas brasileiras são afetadas por desnutrição crônica. (Fonte: UNICEF Brasil)

Trabalho infantil: 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil / 66,1% são pretas ou pardas / 706 mil em ocupações consideradas perigosas. (Fonte: Agência de Notícias do IBGE / dados da PNAD Contínua/2019)

O cenário eleitoral também é apontado pela coordenação do movimento como um momento muito importante para se discutir propostas e ecoar as muitas vozes de crianças e adolescente e daqueles que trabalham em prol de seus direitos.

“O Brasil está entrando em uma nova corrida presidencial, talvez a mais importante de nossa jornada democrática, mas estamos cercados de incertezas. Estamos longe de conseguir contornar todos os retrocessos trazidos pela crise econômica, social e sanitária que assola o Brasil e o mundo” – afirmou Ana Villela em sua fala.

Também presente no jantar de pré-lançamento da Agenda 227, Isabella Henriques, diretora-executiva do Instituto Alana, ressaltou:

“Em toda a Constituição, é somente no Artigo 227 que estão unidas as palavras absoluta e prioridade, mostrando que o Brasil é uma nação que escolheu priorizar as suas crianças e seus adolescentes. Determina que a responsabilidade pelo cuidado, proteção e promoção de seus direitos é de todos nós, famílias, sociedade e Estado – inclusive dos gestores públicos e parlamentares.

 

Alianças e mãos dadas pela prioridade absoluta

Até agora, mais de 140 organizações da sociedade civil aderiram ao movimento. Compõem o Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227: Aliança Nacional LGBTI+; ANDI – Comunicação e Direitos; Childhood – Pela Proteção da Infância; Centro de Referências em Educação Integral; Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças; Coalizão pela Socioeducação; Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; Fundação Bernard van Leer; Fundação José Luiz Egydio Setúbal; Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Geledés – Instituto da Mulher Negra; Instituto Alana; Instituto Clima e Sociedade (iCS); Instituto Liberta; Instituto Rodrigo Mendes; Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão; RNPI – Rede Nacional Primeira Infância; e United Way Brasil.

No jantar de pré-lançamento, também compareceram e demonstraram interesse pelo movimento Agenda 227 personalidades como o DJ Alok, o publicitário Nizan Guanaes e sua esposa Donata Meirelles; o pesquisador Alexandre Schneider; a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, o empresário José Luiz Egydio Setubal, a comunicadora Bárbara Thomaz, além de representantes políticos como Aloizio Mercadante, a deputada estadual Marina Helou, a deputada federal Adriana Ventura e o ex-ministro Torquato Jardim. Houve, ainda, apresentação musical de Flor e Bem Gil, neta e filho de Gilberto Gil, respectivamente.

 

Siga a Agenda 227 nas redes sociais

Instagram https://www.instagram.com/agenda_227/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/agen…

Facebook https://www.facebook.com/artigo227

Twitter https://twitter.com/agenda_227

 

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, registro do jantar de pré-lançamento da Agenda 227.

À esquerda da foto, dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, alguns sentados e outros em pé. Todos de frente para um palco baixo, localizado à direita da foto. Sobre o palco, uma mulher, de cabelo curto e vestido azul estampado, fala ao microfone se dirigindo aos presentes. Atrás da mulher, em um telão, projeção do evento.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais