NEXO: O combate à fome precisa ser prioridade em 2023
10 outubro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Pobreza atinge quase 45% das crianças com até 6 anos de idade.
Imagem: print da publicação no NEXO
Artigo publicado na coluna da Agenda 227, no Nexo Jornal do dia 06/10, traz um retrato da fome no Brasil e de seus reflexos sobre o desenvolvimento e o futuro de crianças e adolescentes.
O jornalista *Veet Vivarta, membro da equipe executiva da Agenda 227, e a psicóloga e psicanalista *Cristiane Ribeiro, ativista do N’ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras e uma das mais de 350 organizações signatárias do movimento, apresentam levantamentos com índices alarmantes sobre o assunto.
Dados apresentados no artigo alertam para a situação de pobreza a que estão submetidas as crianças de até 6 anos de idade: 45% delas viviam com uma renda de até R$ 467,67 por mês, e 12,7% com menos de R$ 161,00 por mês.
Resultado apontado pelo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da COVID-19, realizado pela Rede Penssan, destaca que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. 37,8% das famílias com crianças menores de 10 anos enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada, o que pode comprometer o desenvolvimento psicomotor das crianças resultando em consequências para toda a vida.
O artigo ainda cita algumas das propostas da Agenda 227, presentes no Plano País para a Infância e a Adolescência – documento elaborado por mais de 100 organizações da sociedade civil em plena concordância com as garantias da absoluta prioridade.
Entre as propostas, os articulistas destacam o combate à fome como prioridade nacional e o reestabelecimento do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).
“O que não pode faltar ao novo governo, portanto, é vontade política para voltar a colocar em prática várias das estratégias que levaram o país a tornar-se referência internacional no combate à fome” – declaram Veet Vivarta e Cristiane Ribeiro.
Confira a íntegra da publicação no NEXO.
*Veet Vivarta, jornalista, coordenador da área de justiça e primeira infância da ANDI – Comunicação e Direitos e integrante da equipe executiva da Agenda 227.
*Cristiane Ribeiro, psicóloga e psicanalista, mestre em promoção da saúde e prevenção da violência pela UFMG, co-gestora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e ativista do N’ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras.
Descrição da imagem:
Banner retangular, print da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”. Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda, ao centro o texto “Agenda 227” e, logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “O combate à fome precisa ser prioridade em 2023”.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais