Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Nexo Ensaio: A violência armada contra crianças e adolescentes no país

7 julho 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

35 mil crianças e adolescentes no Brasil foram vítimas de mortes violentas entre 2017 e 2021.

Imagem: reprodução/print da publicação no NEXO

Em artigo publicado no Nexo, jornal digital, na seção Ensaio, no dia 26 de junho, *Ana Potyara, Lucas José Ramos Lopes e Nayraline Barbosa de Oliveira abordam a crescente violência armada que atinge crianças e adolescentes no Brasil.

Dados apresentados na publicação revelam que, entre 2017 e 2021, 35 mil crianças e adolescentes foram vítimas de mortes violentas, sendo que 86% dessas mortes, na faixa etária de 10 a 19 anos, ocorreram por armas de fogo. Os números ainda dão conta de que as vítimas foram, em sua maioria, crianças e adolescentes negros.

“Esse tema é um dos focos de atuação da Agenda 227, movimento que reúne mais de 140 organizações da sociedade civil, criado para colocar os direitos das crianças e adolescentes no centro do debate eleitoral de 2022.”

Acesse o conteúdo na íntegra no Nexo Ensaio

 

 

 

*Ana Potyara é advogada, diretora administrativa financeira da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e membro do grupo Executivo da Agenda 227.

Lucas José Ramos Lopes é ponto focal da Coalizão Brasileira pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. Mestre em direitos humanos e políticas públicas e membro do grupo Coordenador da Agenda 227.

Nayraline Barbosa de Oliveira é cientista social, especialista em políticas públicas, infância e juventude.

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, print do site NEXO.
No topo do banner, sobre uma faixa branca, à direita, a palavra NEXO. Logo abaixo, uma imagem em preto e branco, desfocada, com cartazes pretos contento texto em letras brancas com nomes de crianças mortas e breve resumo/relato de como morreram. Quase ao centro da imagem, mais próximo à parte superior, a palavra Ensaio em letras azuis e, abaixo, o título da publicação em letras brancas sobre faixas azuis: “A violência armada contra crianças e adolescentes no país”.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais