Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Ministro Silvio Almeida recebe oficialmente o Plano País da Agenda 227

29 junho 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Documento já é visto pelo ministério como fonte para a tomada de decisões.

Agenda 227 encontra ministro dos Direitos Humanos Representantes da Agenda 227 com o ministro Silvio Almeida e o secretário Cláudio Vieira

O encontro realizado em Brasília (DF), na terça-feira (27/06), que reuniu representantes de organizações que compõem o grupo de coordenação e articulação da Agenda 227 e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, contou também com a presença do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira.

Ambos receberam uma cópia do Plano País para a Infância e a Adolescência. O documento, produzido por mais de 140 organizações da sociedade civil, contém 137 propostas de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo Silvio Almeida, o Plano País já tem sido um orientador das ações das políticas do ministério e vem sendo consultado para tomada de decisões, inclusive em momentos desafiadores para a pauta da infância e da adolescência.

Durante a reunião, foram discutidos mecanismos e estratégias de articulação interministerial, além de financiamento, que possibilitem garantir um futuro de qualidade, com acesso pleno aos direitos e atendimento integral às crianças e aos adolescentes de todo o Brasil.

“A Agenda 227 objetiva que a pauta de crianças e adolescentes esteja em toda a esplanada (ministérios), refletida nas políticas públicas do governo, pensadas sempre na integralidade desta parcela da população” – afirmou Ana Potyara (Diretora Administrativa Financeira da ANDI – Comunicação e Direitos) que esteve na reunião.

Miriam Pragita considerou o encontro com o ministro como um importante avanço para o movimento. “Nós percebemos que ele conhece a Agenda 227 e já incorporou a importância da prioridade absoluta no seu ministério. As relações entre o movimento e o ministério estão se estreitando. Ele falou, inclusive, que já está utilizando o Plano País. O que eu sinto é que nós temos de fato um ministro comprometido com a pauta da criança e do adolescente” – destacou a Diretora da ANDI e membro da equipe executiva da Agenda 227.

Tayanne Galeno, Analista de Relações Governamentais do Instituto Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227, falou sobre a oportunidade de apresentar ao ministro o trabalho que foi e continua sendo desenvolvido pelas organizações signatárias do movimento e ressaltou: “Pudemos ouvir do ministro que as crianças e adolescentes são prioridade para o Ministério. Ele se colocou à disposição para construir políticas que atendam esse público e a construir políticas públicas que se tornem políticas permanentes do Estado brasileiro”.

A Analista de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes, Karolyne Ferreira, também participou da reunião, destacando a relevância deste momento para a pauta da infância e adolescência: “Foi um encontro importante na retomada da relação do governo federal com a sociedade civil organizada. A Agenda 227 tem muito a contribuir no fortalecimento da agenda de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em absoluta prioridade e com olhar atento aos grupos historicamente minorizados” – afirmou.

 

 

 

 

Descrição da imagem: banner horizontal, fundo amarelo. Na parte superior, em destaque, o texto “Agenda 227 participa de reunião com o ministro dos Direitos Humanos”. Abaixo, foto de 9 pessoas, sendo 5 mulheres e quatro homens, todos em pé, em frente a um televisor que exibe gráficos coloridos similares à bandeira do Brasil. Ao centro, o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, segura o Plano País em suas mãos. Ele veste um terno azul-escuro, camisa branca e gravata azul-claro.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais