Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Folha de São Paulo: Morte violenta de crianças e adolescentes na Amazônia Legal é maior que no resto do país

23 setembro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Reportagem de Fernanda Mena fala sobre o aumento e causas da violência na região e cita propostas da Agenda 227.

Imagem: print da publicação na Folha de São Paulo, portal UOL

Na reportagem publicada no dia 21/09, na Folha de São de Paulo, Fernanda Mena destaca o aumento da violência contra crianças e adolescentes na Amazônia Legal, que engloba a região Norte, o Mato Grosso e parte do Maranhão.

Um levantamento realizado a pedido do movimento Agenda 227 mostrou que os índices de violência na região, com assassinato de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, foram 34,3% superiores à média nacional. Outro dado alarmante é o da violência sexual contra esses vulneráveis que chega a ser 7,6% maior do que a média nacional.

A reportagem também aponta a intensificação das ilicitudes na região, como o narcotráfico, garimpo, grilagem de terras, extração ilegal de madeira, entre outros, como possíveis motivadores para o aumento, entre 2020 e 2021, de 55% nos assassinatos. O que reflete nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, afetando, consequentemente, crianças e adolescentes.

Lucas Lopes, da equipe de coordenação e articulação da Agenda 227 e membro da Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, cita na reportagem algumas das propostas do movimento, presentes no Plano País, e voltadas para o combate à violência. Entra elas, a dos aportes financeiros: “Prevenção começa no orçamento público e, sem dotação específica para a execução de ações de prevenção, já começaremos 2023 atrasados no enfrentamento à violência contra quem precisa ter absoluta prioridade”.

 

A íntegra da reportagem de Fernanda Mena foi publicada no jornal Folha de São Paulo e está disponível também no site da Folha no portal UOL.

 

Imagem: foto da publicação no Jornal Folha de São Paulo

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, fundo branco. Na parte superior o texto/logo “Folha de S. Paulo”.
No centro, em destaque, o título da publicação: “Morte violenta de crianças e adolescentes na Amazônia Legal é maior que no resto do país”.
Logo abaixo, o texto do subtítulo: Índice de assassinatos nesta faixa etária é de 34,3% maior na região que a média nacional.
Na parte inferior da imagem, no canto esquerdo, texto identificando o dia e horário da publicação: “21 set. 2022 às 10h06”. À direita deste texto, o nome da jornalista Fernanda Mena.

Imagem interna: foto da publicação no Jornal Folha de São Paulo com textos, imagens de gráficos e indicadores.

 

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais