Eleições municipais devem ter compromisso com crianças e adolescentes
5 agosto 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Revista Educação destaca a campanha nacional da Agenda 227, “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”.
A Revista Educação, em reportagem de Maria Eugênia (23/07), abordou a campanha nacional articulada pela Agenda 227 com o objetivo de colocar crianças e adolescentes no centro dos debates eleitorais deste ano.
A publicação levanta pontos do documento de diretrizes “Prioridade absoluta nas eleições 2024: diretrizes para uma gestão municipal comprometida com a infância e a adolescência” e traz entrevista com representantes da Agenda 227.
Lucas Lopes, secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e integrante da coordenação colegiada da Agenda 227, reforçou a importância dos municípios na execução das políticas voltadas para a população de 0 a 18 anos.
Segundo Lopes: “As eleições municipais são uma janela de oportunidade para discutir e propor um projeto de cidade cujas crianças e adolescentes estejam no centro das prioridades”. E afirmou que “programas de governo que não garantem os direitos das crianças e adolescentes não são compatíveis com o desenvolvimento sustentável — econômico, social, ambiental e institucional — da sociedade”.
Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social e integrante do Grupo de Trabalho de Educação da Agenda 227, também falou à Revista Educação. Para ela, é essencial uma articulação das políticas intersetoriais no orçamento e também junto com as famílias. “São vários aspectos que a gente precisaria levantar sobre essas diretrizes, lembrando sempre que o foco é o território em que essa criança está e essa atenção integral e integrada, que deve existir”, ressalta Marcilio.
Acesse a íntegra da reportagem no site da Revista Educação.
Descrição da imagem: banner horizontal com fundo branco. Na parte superior, mais à esquerda, o texto Educação. Abaixo, o título Eleições municipais devem ter compromisso com crianças e adolescentes. Publicado em 23/07/2024, por Maria Eugênia. Do centro para a parte inferior, foto colorida de seis crianças, meninos e meninas, sorrindo.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais