Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

É hora de fazer mais pela infância e adolescência

27 abril 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

É premente que o país caminhe de modo decisivo para a formulação de políticas públicas estruturantes – afirmam membros da Agenda 227.

Imagem: print da publicação no Nexo Jornal

Promover e assegurar o direito à absoluta prioridade para a infância e adolescência brasileiras é o que motivou, há um ano, o surgimento da Agenda 227, diante de um cenário com múltiplas crises que afetaram políticas estratégicas para a população de 0 a 18 anos.

É no contexto de um novo governo que, em artigo publicado na coluna da Agenda 227 no Nexo Jornal, *Lucas Lopes e *Veet Vivarta, ambos membros da equipe executiva do movimento, analisam as medidas emergenciais adotadas pelo governo Lula e refletem sobre pontos e estratégias capazes de reverter as graves desigualdades que recaem sobre as infâncias e adolescências no Brasil.

Entre as principais medidas implementadas pela atual gestão federal, os colunistas apontam: “O fortalecimento do arcabouço democrático, a reconstrução da rede de proteção social, a retomada das políticas ambientais e a interlocução continuada com as organizações da sociedade civil”.

Eles também destacam iniciativas específicas na retomada de políticas voltadas para o combate à fome, como o Bolsa Família; à segurança alimentar, como reajuste dos valores da merenda escolar; ao resgate das campanhas de vacinação; à prevenção e enfretamento das violências; e as medidas de proteção também aos povos originários e comunidades tradicionais.

“A criação do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério dos Povos Indígenas assinala, por si só, uma nova era para o país, que finalmente oferece o merecido status institucional a parcelas da população historicamente violentadas pelo Estado e invisibilizadas nas políticas públicas” – afirmam os colunistas.

Apesar do recorte sobre os aspectos positivos, Lucas Lopes e Veet Vivarta alertam para a complexidade dos desafios que exigem a formulação de políticas públicas estruturantes para esta parcela da população, com planejamento e execução interministerial, intersetorial e transversal.

Eles citaram também o Plano País para a Infância e a Adolescência, elaborado pela Agenda 227 e entregue no período eleitoral aos então candidatos Lula e Geraldo Alckimin, como um documento que passa a servir como condutor dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – lançada no dia 26 de abril.

A íntegra do artigo você acessa no Nexo Jornal.

 

 

 

*Lucas José Ramos Lopes é secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. Mestre em direitos humanos e políticas públicas e membro do grupo Coordenador da Agenda 227.

*Veet Vivarta é jornalista, coordenador da área de Justiça e Primeira Infância da ANDI – Comunicação e Direitos e integrante da equipe executiva da Agenda 227.

 

 

Descrição da imagem: banner retangular, print editado da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”.  Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda; ao centro o texto “Agenda 227” e, abaixo dele, em destaque, o título da publicação: “É hora de fazer mais pela infância e adolescência”.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais