Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

É hora de fazer mais pela infância e adolescência

27 abril 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

É premente que o país caminhe de modo decisivo para a formulação de políticas públicas estruturantes – afirmam membros da Agenda 227.

Imagem: print da publicação no Nexo Jornal

Promover e assegurar o direito à absoluta prioridade para a infância e adolescência brasileiras é o que motivou, há um ano, o surgimento da Agenda 227, diante de um cenário com múltiplas crises que afetaram políticas estratégicas para a população de 0 a 18 anos.

É no contexto de um novo governo que, em artigo publicado na coluna da Agenda 227 no Nexo Jornal, *Lucas Lopes e *Veet Vivarta, ambos membros da equipe executiva do movimento, analisam as medidas emergenciais adotadas pelo governo Lula e refletem sobre pontos e estratégias capazes de reverter as graves desigualdades que recaem sobre as infâncias e adolescências no Brasil.

Entre as principais medidas implementadas pela atual gestão federal, os colunistas apontam: “O fortalecimento do arcabouço democrático, a reconstrução da rede de proteção social, a retomada das políticas ambientais e a interlocução continuada com as organizações da sociedade civil”.

Eles também destacam iniciativas específicas na retomada de políticas voltadas para o combate à fome, como o Bolsa Família; à segurança alimentar, como reajuste dos valores da merenda escolar; ao resgate das campanhas de vacinação; à prevenção e enfretamento das violências; e as medidas de proteção também aos povos originários e comunidades tradicionais.

“A criação do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério dos Povos Indígenas assinala, por si só, uma nova era para o país, que finalmente oferece o merecido status institucional a parcelas da população historicamente violentadas pelo Estado e invisibilizadas nas políticas públicas” – afirmam os colunistas.

Apesar do recorte sobre os aspectos positivos, Lucas Lopes e Veet Vivarta alertam para a complexidade dos desafios que exigem a formulação de políticas públicas estruturantes para esta parcela da população, com planejamento e execução interministerial, intersetorial e transversal.

Eles citaram também o Plano País para a Infância e a Adolescência, elaborado pela Agenda 227 e entregue no período eleitoral aos então candidatos Lula e Geraldo Alckimin, como um documento que passa a servir como condutor dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – lançada no dia 26 de abril.

A íntegra do artigo você acessa no Nexo Jornal.

 

 

 

*Lucas José Ramos Lopes é secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. Mestre em direitos humanos e políticas públicas e membro do grupo Coordenador da Agenda 227.

*Veet Vivarta é jornalista, coordenador da área de Justiça e Primeira Infância da ANDI – Comunicação e Direitos e integrante da equipe executiva da Agenda 227.

 

 

Descrição da imagem: banner retangular, print editado da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”.  Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda; ao centro o texto “Agenda 227” e, abaixo dele, em destaque, o título da publicação: “É hora de fazer mais pela infância e adolescência”.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Por que colocar a eleição para conselheiro tutelar na agenda?

Eleição do próximo domingo, 1º de outubro, impacta diretamente nas infâncias e adolescências brasileiras.

Leia mais