Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Cuidar do presente e do futuro do Brasil é para ontem

10 novembro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

“O que está em jogo é um processo de reconstrução da capacidade de operação do Estado.”

Imagem: print da publicação no Nexo Jornal

A coluna da Agenda 227, publicada no Nexo Jornal do dia 8/11, traz um panorama dos desafios que a nova administração federal terá que enfrentar a partir de 2023: é preciso cuidar do presente com vistas às garantias de direitos das crianças e adolescentes no futuro.

*Miriam Pragita, Gustavo Paiva e Lucas Lopes, integrantes do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, destacam a escalada das violações de direitos e o desmonte das políticas públicas em áreas que afetam diretamente crianças e adolescentes.

Segundo levantamento da Fundação Abrinq, em 2021 mais de 18 milhões de meninos e meninas de até 14 anos viviam em situação de fome. E de acordo com o Unicef, 30% das crianças indígenas são afetadas por desnutrição crônica.

Os problemas se estendem a outros setores essenciais para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Na saúde, a taxa de cobertura vacinal em 2021 foi de pouco mais de 60%. Em um país que já registrou índices de cobertura de mais de 95%, esse retrocesso é um sinal de alerta para o risco de retorno de doenças consideradas erradicadas no Brasil.

O artigo também aborda, entre outros, o aumento da violência – quatro meninas com menos de 13 anos são estupradas por hora no país; a evasão escolar, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes (entre 11 e 19 anos) estão fora das salas de aula.

Segundo os articulistas: “Além da retomada do orçamento de áreas vitais para essa população, como saúde, educação, assistência social e meio ambiente e clima, será preciso garantir uma governança capaz de articular ações intersetoriais em todas as pastas da nova administração. Também é urgente recompor e fortalecer conselhos e instâncias de participação e controle social, como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e as conferências e planos nacionais setoriais das mais diversas áreas”.

Essas medidas também fazem parte das propostas do movimento Agenda 227 e foram contempladas no Plano País para a Infância e a Adolescência.

Acesse aqui a íntegra do artigo publicado no Nexo Jornal.

 

 

 

*Miriam Pragita possui formação em Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard e em Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância pelo Insper. É pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e integrante da equipe executiva e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

*Lucas Lopes é cientista social, mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, é ponto focal da Coalizão Brasileira pelo fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, membro da Comissão Técnica da Parceria Global pelo fim da violência contra crianças e adolescentes do município de São Paulo e integrante do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

*Gustavo Paiva é jornalista e professor licenciado, com pós-graduação em Literatura para Crianças e Jovens. É analista de relações governamentais do Instituto Alana e integrante da equipe executiva e do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, print editado da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”. Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda; ao centro o texto “Agenda 227” e, logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “Cuidar do presente e do futuro do Brasil é para ontem”.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais