CNN Brasil: Retomar o rumo certo
5 outubro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Diplomata Marília Sardenberg destaca propostas do Plano País para a formulação de uma Estratégia Nacional de Ação.
Imagem: print da publicação no site da CNN Brasil
Em artigo publicado no Fórum CNN, em 01/10, no canal da CNN Brasil, a diplomata Marília Sardenberg Zelner Gonçalves, ao discorrer sobre a situação de crianças e adolescentes, destacou o Plano País, documento elaborado pela Agenda 227, como um ponto de partida para a formulação de políticas públicas pela nova administração federal, a partir de 2023.
O movimento Agenda 227 ainda foi destacado, no contexto atual de mobilização de organizações não-governamentais, por protagonizar, “com força e entusiasmo”, a defesa da pauta da prioridade absoluta.
Marília Sardenberg, que foi membro do Comitê sobre os Direitos da Criança e da Subcomissão sobre a Proteção das Minorias da ONU, traçou um breve perfil do cenário brasileiro que, embora marcado pelas desigualdades, teve significativos avanços desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A diplomata também ressalta no artigo que esses mesmos avanços em setores estratégicos sofreram, nos últimos anos, grandes retrocessos na promoção e proteção dos direitos da população de 0 a 18 anos.
Entre os indicadores, Marília aponta a insegurança alimentar que atinge 58,7% da população brasileira; a queda na cobertura vacinal; a exploração do trabalho infantil que chegou a 1,7 milhão de crianças e adolescentes e o acesso à educação, que deixou 5 milhões de crianças e adolescentes fora das escolas em 2020.
“O ‘Plano País’ para a Infância e Adolescência pode ser um ponto de partida para que, já em 2023, a administração federal formule uma Estratégia Nacional de Ação, com metas e objetivos claros e atenção especial a questões cruciais como pobreza, racismo e violência em todos os espaços e em todas as instâncias. Construído a muitas mãos pela Agenda 227, o Plano contou ainda com uma ampla consulta a dezenas de outros especialistas e também a crianças e adolescentes” – Marília Sardenberg Zelner Gonçalves.
Acesse a íntegra do artigo na CNN Brasil.
* Marília Sardenberg Zelner Gonçalves – Diplomata de carreira, desde 1972, foi cônsul geral do Brasil no Porto, embaixadora do Brasil na Tunísia e na Eslováquia. É ex-membro do Comitê sobre os Direitos da Criança e da Subcomissão sobre a Proteção das Minorias da Organização das Nações Unidas (ONU). Participou, como embaixadora, da elaboração da Convenção sobre os Direitos da Criança, em Genebra, e foi um dos membros fundadores do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Descrição da imagem:
Banner retangular, com fundo branco, print da publicação no canal da CNN Brasil.
No topo da imagem, mais à esquerda, logo da CNC Brasil. À mesma altura, mais a direita, o texto “Assista Agora / Ao Vivo”. Logo abaixo desses dois conteúdos, há uma linha vermelha cruzando o banner na horizontal, de uma margem à outra.
Abaixo da linha, à esquerda, em letra vermelha, o texto “Opinião”. Abaixo dele, também alinhado à esquerda, o título da publicação: “Retomar o rumo certo”.
Abaixo do título, foto de uma criança com a cabeça inclinada, como se estivesse deitada, de boca aberta para receber a “gotinha” de um medicamento, alusivo à vacinação contra a poliomielite.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais