Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda 227 encaminha proposta para o PPA 2024-2027

7 junho 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Movimento quer mobilizar organizações signatárias e sociedade civil para que a garantia da absoluta prioridade seja incluída no Plano Plurianual.

A Agenda 227 encaminhou proposta ao governo federal para que programas voltados para crianças e adolescentes estejam entre as prioridades a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024-2027.

O PPA, elaborado de quatro em quatro anos, definirá as metas, diretrizes e os programas do governo para o quadriênio. Para cada programa está associada uma estimativa de recursos orçamentários, a ser detalhada na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Por isso é tão importante garantir que os projetos futuros do governo contemplem crianças e adolescentes já no Plano Plurianual. Embora a Constituição Federal estabeleça no artigo 227 que os interesses de crianças e adolescentes sejam garantidos com absoluta prioridade, o Governo Federal não apresentou para o PPA nenhuma proposta que assegure esta garantia constitucional.

Atenta aos interesses e garantias de direitos das múltiplas infâncias e adolescências brasileiras, a Agenda 227 apresentou a seguinte proposta ao governo por meio do PPA Participativo:

Promoção e Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Promover, com absoluta prioridade, políticas públicas intersetoriais e integradas para assegurar os direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária e à proteção integral, de modo a contribuir para a promoção da equidade.

 

O que é o PPA Participativo?

É uma iniciativa do Governo Federal, que está proporcionando a elaboração do Plano Plurianual (PPA) com participação da sociedade, seja por meio de conselhos participativos, associações, sindicatos e ONGs, seja de forma direta pela população, por meio da participação digital.

O PPA Participativo está inserido na nova plataforma digital do governo: Brasil Participativo – um espaço para que a população possa contribuir com a criação e melhoria das políticas públicas. A primeira iniciativa da plataforma visa coletar propostas da sociedade e priorizar programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Quem pode participar?

– Cidadãs e cidadãos com cadastro no Gov.Br;

– Cidadãs e cidadãos, via Plenárias Presenciais/Territoriais promovidas pelo governo;

– Integrantes de conselhos nacionais como os de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Habitação, entre outros.

Para usar a plataforma Brasil Participativo basta criar uma conta no Gov.Br ou baixar o app. Se você já tem conta, é só entrar com seu login e senha, em seguida fazer suas escolhas e propostas entre 11 de maio e 10 de julho de 2023.

Como os programas escolhidos serão incorporados ao PPA?

Depois que o período de contribuições na plataforma encerrar, os votos nos programas serão analisados por regiões e perfil dos votantes. Essas informações serão repassadas aos ministérios: tanto em quais regiões os programas foram mais votados, quanto o que foi considerado prioritário pelo recorte de público (mulheres, negros e negras, indígenas, jovens, etc.). Com isso, os ministérios avaliarão adequar suas metas regionais ou suas metas para esses públicos no PPA. Ao final do processo, será divulgado um relatório com o que foi incorporado e de que forma.

O PPA Participativo substitui o debate no Congresso Nacional?

Não. A participação social na elaboração do PPA antecede o envio do Projeto de Lei do PPA ao Congresso. Desta forma, enriquece o debate nacional sobre as prioridades do País para os próximos quatro anos, tornando o texto mais próximo das necessidades da população. Após receber a proposta encaminhada pelo Governo, o Congresso continuará sendo responsável pela discussão e aprovação da redação final do PPA, o que deve acontecer até dezembro do mesmo ano.

Como escolher um programa e votar na proposta da Agenda 227?

Você precisa estar logado com sua conta Gov.Br.

Uma vez logado, e já na Plataforma do Brasil Participativo, clique no botão “Participar” ou no item de menu “Escolher programas”. Você poderá votar em até três propostas, as quais julgar mais importantes para a sua região, começando pela mais prioritária no seu ponto de vista.

Para votar na proposta da Agenda 227, após estar logado na sua conta Gov.Br, acesse este link e clique em “Votar” para confirmar o seu voto na proposta do movimento.

 

 

Descrição da imagem: banner com fundo rosa. Na parte superior, à esquerda, faixa branca com o texto “Agenda 227 no PPA Participativo”. Ao centro, o texto “A prioridade absoluta de crianças e adolescentes só se efetiva quando está no orçamento público!”. Na parte inferior, destaque amarelo com figuras de mãos segurando diferentes objetos.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Agenda 227 realiza primeiro encontro da campanha nacional “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”

Em Belo Horizonte, o pré-candidato à prefeitura, Rogério Correia, e o ministro Márcio Macêdo receberam o documento de diretrizes elaborado pelo movimento.

Leia mais