Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

A retomada dos direitos fundamentais para a infância

19 janeiro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Será preciso coordenação entre diferentes ministérios para o novo governo reverter retrocessos e formular políticas estruturantes para crianças e adolescentes.

Artigo da Agenda 227 no Nexo Jornal. Imagem: print da publicação no Nexo Jornal

A retomada dos direitos fundamentais para a infância

*Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, e *Veet Vivarta, coordenador da área de Justiça e Primeira Infância da ANDI – Comunicação e Direitos, em coluna da Agenda 227 no Nexo Jornal (17/01), levantam os desafios do novo governo para a retomada e viabilização da pauta da prioridade absoluta.

O artigo traz uma análise do momento histórico vivenciado no país, desde a posse presidencial, marcada por um significativo simbolismo no que se refere ao reconhecimento da diversidade brasileira, até o cenário de retrocessos nas políticas públicas que afetaram diretamente crianças e adolescentes nos últimos anos.

Os colunistas apontam: “A ação deliberada ou a inação do governo anterior trouxe forte impacto para temas sensíveis à população de 0 a 18 anos. Cerca de 40% das crianças e dos adolescentes brasileiros viviam em pobreza monetária no início de 2020; 5,1 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não tinham acesso à educação no Brasil em novembro de 2020, durante a pandemia, segundo o Unicef”.

Primeiras medidas do novo governo

Apesar da conjuntura, Rodrigo Mendes e Veet Vivarta avaliam como positivas algumas das primeiras medidas presidenciais, como: a derrubada do decreto que estimulava a segregação do ensino para pessoas com deficiência; as normas para acesso às armas de fogo; a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e o aporte adicional de R$ 150,00 no Bolsa Família (por cada criança de 0 a 6 anos).

Também de forma positiva, destacam a composição dos ministérios considerados fundamentais para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“É certo que esse olhar para o cuidado e o desenvolvimento integral das infâncias e das adolescências brasileiras não surgirá espontaneamente em todas as pastas e necessitará de forte coordenação para que as políticas públicas das diferentes áreas estejam integradas” – afirmam os articulistas.

 

Acesse o artigo na íntegra disponível na coluna da Agenda227 no Nexo Jornal.

 

*Rodrigo Hübner Mendes é fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, uma das organizações que integra o Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227. É graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. É autor do livro “Educação Inclusiva na prática” e membro do Young Global Leaders (World Economic Forum) e empreendedor social Ashoka.

*Veet Vivarta é jornalista, coordenador da área de Justiça e Primeira Infância da ANDI – Comunicação e Direitos e integrante da equipe executiva da Agenda 227.

 

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, print editado da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”. Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda; ao centro o texto “Agenda 227” e, logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “A retomada dos direitos fundamentais para a infância”.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais