Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

A defesa de direitos das crianças pelo Investimento Social Privado e Filantropia no Brasil

5 dezembro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Rede GIFE apresenta infográfico com histórico das conquistas na luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Imagem: foto/print da publicação no portal do GIFE

O Especial da Rede GIFE traça um histórico dos avanços da luta pelos direitos das crianças, os atuais desafios e como a filantropia e o Investimento Social Privado (ISP) podem garantir uma agenda de direitos.

A reportagem apresenta um infográfico com uma “linha do tempo”, de 1726 a 2022, sobre as conquistas históricas na luta pela garantia dos direitos das crianças no Brasil.

O especial traz também a opinião e análise de especialistas e pessoas engajadas em organizações e movimentos que atuam na defesa dos direitos desse público.

Entre as pessoas entrevistadas está Renato Godoy, coordenador de Relações Governamentais do Instituto Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227. O movimento aparece no infográfico como uma das iniciativas que colaboraram para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

O Plano País para a Infância e a Adolescência também é citado. “A partir do diagnóstico que foi feito pela Agenda 227, em parceria com mais de 150 organizações, construímos em conjunto com essas entidades 137 propostas para superar as múltiplas crises por meio de defesa da criança e do adolescente” – afirma Renato Godoy.

Entre os desafios apontados no especial, está o combate à pobreza, à insegurança alimentar e à queda nos índices de vacinação.

De acordo com o estudo realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com UNICEF e Itaú Social, “Desigualdades e Impactos da Covid-19 na Atenção à Primeira Infância”, a taxa de crianças com até 6 anos que vivem abaixo da linha da pobreza alcançou o índice 44,7% em 2021, o maior patamar em uma década. A CEO da Fundação, Mariana Luz, acredita que propostas da Agenda 227 possam ser incorporadas para a implementação de políticas públicas no próximo governo.

A especialista em políticas de garantia dos direitos das crianças, Viviana Santiago, também fala dos retrocessos dos últimos anos nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes: “O funcionamento do Conanda foi precarizado, ações históricas descontinuadas, pactos desconsiderados, o que reflete no acompanhamento e desenvolvimento de agendas”.

 

A íntegra do conteúdo pode ser acessada no portal do GIFE. E o Infográfico aqui.

 

 

Descrição da imagem:

Banner horizontal, com foto/print da publicação no portal do GIFE. A imagem apresenta várias crianças em ambiente aberto, arborizado. Elas estão em fila. No centro da foto, um menino correndo. Sobre a imagem, na parte superior do banner, logo do GIFE. Ao centro, sobre um retângulo na cor rosa, o texto “Especial Rede Gife”. Logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “A defesa de direitos das crianças pelo Investimento Social privado e Filantropia no Brasil”.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais