Balanço da campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”
9 outubro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Capitais foram o foco da campanha, mas parceiras da Agenda 227 também fizeram entregas no interior.
Do dia 14 junho, quando foi a realizada a primeira entrega em Belo Horizonte (MG) do documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, até o dia 25 de outubro, 71 candidatos e candidatas às prefeituras das capitais de 23 estados receberam as diretrizes da Agenda 227.
Nas cinco regiões do país, durante os encontros, as candidaturas tiveram a oportunidade de conhecer as propostas do movimento para áreas estratégicas para a infância e a adolescência brasileiras.
Além do documento elaborado pela Agenda 227, em algumas localidades, as candidaturas também receberam as diretrizes da Rede Urban95, as recomendações da Coalizão pelo Clima (CLICA) e a carta-compromisso da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).
Em alguns estados, as parceiras e mobilizadoras locais da Agenda 227 promoveram encontros também com candidatos e candidatas de cidades do interior.
Pernambuco foi o estado em que mais aconteceram encontros fora da capital. 39 candidatos e candidatas de 25 cidades receberam o documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”. No Rio Grande do Sul, outras 15 candidaturas de cinco municípios, e em Minas Gerais, sete candidatos e candidatas de outras três cidades do interior mineiro. Outras entregas das diretrizes aconteceram em municípios de Rondônia, Alagoas, Bahia e Roraima.
Entre os candidatos e candidatas eleitos nas 26 capitais estaduais, 13 receberam o documento da Agenda 227 durante encontro com representantes do movimento. E as candidaturas que não puderam se encontrar com as organizações parceiras receberam as diretrizes por e-mail, de maneira que todas fossem igualmente contempladas.
Parcerias
Para chegar em todas as regiões do país, a Agenda 227 contou com importantes parcerias: CEDECA – Glória de Ivone – Palmas (TO); CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – Rio de Janeiro (RJ); Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba (PR); IFAN – Instituto da Infância – Fortaleza (CE); Instituto EcoVida – Macapá (AP), Porto Velho (RO), Roraima (RR) e Vitória (ES); Rede Cidadã – Belo Horizonte (MG); Rede Estadual Primeira Infância do Maranhão – São Luís (MA); Rede Estadual Primeira Infância do Piauí – Teresina (PI); Rede Estadual Primeira Infância do Rio Grande do Norte – Natal (RN); Rede Estadual Primeira Infância do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS); Rede Primeira Infância de Pernambuco – Recife (PE); Rede Primeira Infância do Estado de Alagoas – Maceió (AL); Rede Primeira Infância Pará – Belém (PA); Rede Sergipana de Primeira Infância – Aracaju (SE); Usina da Imaginação – Florianópolis (SC).
As organizações mobilizadoras e parceiras na campanha desempenharam um papel fundamental para levantar o debate sobre a prioridade absoluta para crianças e adolescentes nos municípios. Vários foram os desafios, inclusive o de repensar as estratégias locais, para chegar às candidaturas.
Confira alguns depoimentos dos nossos parceiros e parceiras nesta ação.
Liése Serpa – REPI-RS
“No Rio Grande do Sul, fizemos uma estratégia bem vinculada com a da REPI, que tem hoje cerca de 17 organizações de quase todo o estado. Por isso, fizemos também a campanha em outras cidades além de Porto Alegre. Para alguns candidatos, a pauta era totalmente nova e não havia conhecimento sobre o tema.”
Diego Alves – Rede Cidadã
“Parte dos movimentos e organizações da infância e adolescência ainda seguem a prática de fazer incidência por pautas segmentadas, infelizmente. O grande mérito da Agenda 227 foi fazer essa mobilização articulada entre os diversos setores. Acredito que assim vamos ver mais resultados.”
Rodrigo Bonfim – Hospital Pequeno Príncipe
“A articulação em rede foi um importante fator de engajamento para as organizações seguirem mobilizadas, apesar dos desafios. A realização da incidência junto com a Defensoria, Ministério, Vereadores foi uma estratégia importante para garantir uma incidência tão ampla, com 9 das 10 candidaturas de Curitiba (PR).”
Rogério Morais – REPI-PE
“Foi uma experiência muito positiva por aqui em Pernambuco. Chegamos a 40 candidatos. Também enfrentamos algumas limitações, como dificuldades geográficas, resistência a algumas pautas. Após as eleições vamos continuar estabelecendo a relação.”
Nina Ribeiro Matos – IFAN
“Foi uma experiência muito rica e positiva. Os agendamentos foram um desafio, com muitos cancelamentos e adiamentos. Mas conseguimos um bom tempo de escuta com todos os candidatos com os quais conseguimos dialogar.”
Alba Reis – Casa de Brincar Criança Feliz (Eunápolis/BA)
“Em Eunápolis, fizemos um movimento diferente, envolvendo inclusive as mães. Entregamos o documento para as quatro candidaturas. A Agenda 227 é algo que chegou para promover uma mudança em Eunápolis, inclusive do CMDCA e das organizações. Conseguimos nos articular também com OAB e MP-BA. Estamos com boas expectativas para o pós-eleições. O candidato eleito (Robério Oliveira) já nos procurou para agendar uma reunião.”
Descrição da imagem: banner retangular com fundo verde e diversas ilustrações isoladas de estrela na cor amarela. Ao centro, duas mãos seguram uma placa branca com o número “71” destacado na cor azul. Logo abaixo, em letras brancas sobre fundo preto, está o texto: Encontros realizados com candidatos e candidatas nas capitais de 23 estados brasileiros. Na parte inferior, sobre fundo branco, o texto: Das 26 novas gestões eleitas, 13 receberam o documento de diretrizes da Agenda 227 pela prioridade absoluta!
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais