Adolescentes questionam candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
18 setembro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Debate realizado pela Agenda 227 na capital mineira reuniu dezenas de adolescentes e representantes de organizações atuantes na defesa de direitos dessa população.
Encontro com candidatos e candidata à Prefeitura de Belo Horizonte. Foto de Mariana Bastani.
O debate promovido pela Agenda 227 (16/09) e organizado em Belo Horizonte (MG) pela Rede Cidadã, signatária do movimento e parceira na campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”, reuniu aproximadamente 300 pessoas no Colégio Salesiano.
Participaram do debate os candidatos Rogério Correia (PT), Wanderson Rocha (PSTU), a candidata Duda Salabert (PDT) e o candidato a vice-prefeito Paulo Brant (PSB), vice de Gabriel Azevedo (MDB).
Além da Rede Cidadã, estiveram presentes representantes de outras organizações signatárias da Agenda 227 e parceiras na campanha nacional como da Rede Primeira Infância de Minas Gerais (REPI-MG), Movimento BH pela Infância, Cáritas Regional Minas Gerais e da Inspetoria São João Bosco/ Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM).
Dezenas de adolescentes, entre eles os que estão em programas de aprendizagem da Rede Cidadã e do CESAM, não apenas acompanharam todo o debate como foram ativos ao fazerem perguntas aos candidatos.
Atentos à própria realidade, eles levaram para a discussão temas como acolhimento institucional, trabalho infantil, diminuição do índice de evasão escolar, proteção da família, acesso à moradia digna, alimentação de qualidade, saúde mental e espaços públicos – pedindo aos candidatos que detalhassem como pretendem implementar políticas públicas eficazes e sustentáveis para atender as demandas dessas áreas.
Segundo Diego Alves, representante da Agenda 227 envolvido na organização do evento, esse foi um bom momento para ouvir e dar voz a essa parcela da população.
“Para os adolescentes que vão votar pela primeira vez, foi uma importante oportunidade de conhecer de perto quem pode ser prefeito, vê-los debatendo os temas que afetam diretamente suas vidas” – afirmou. “Os candidatos que compareceram demonstraram que, de fato, têm compromisso com a infância e adolescência, e terão esse público como prioridade na prefeitura” – completou Diego.
No local onde aconteceu o debate foram preparados espaços adequados também para as crianças menores. Vários desenhos diante do palco onde ficaram os candidatos foram feitos por meninos e meninas de 5 e 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alaíde Lisboa. A orquestra do Projeto Cariúnas, composta por crianças e adolescentes, fez uma apresentação especial.
Ao final do encontro, os candidatos e a candidata receberam o documento “Prioridade absoluta nas Eleições 2024 — Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência” e assinaram um termo de compromisso com as propostas do movimento e a carta-compromisso da RNPI.
Descrição das imagens:
Capa: banner horizontal, com foto colorida de várias pessoas, em destaque, quatro mulheres e oito homens. Todos e todas estão em pé e, mais ao centro, estão os candidatos, da esquerda para a direita, Paulo Brant (PSB), Wanderson Rocha (PSTU), a candidata Duda Salabert (PDT), e Rogério Correia (PT). Ao fundo, pessoas que também participaram do evento.
Imagens internas:
1- Foto colorida com várias pessoas de costas assistindo a apresentação da orquestra do Projeto Cariúnas. Ao fundo, está um banner com a projeção de um card da campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”.
2- Foto colorida de desenhos infantis fixadas diante do palco onde, mais ao fundo e desfocada, está a imagem de três dos candidatos que participaram do debate.
mais notícias
Representantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.
Leia maisO que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia mais