28,8 milhões de crianças ainda não têm direitos básicos garantidos
27 janeiro 2025 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
O que mais influenciou na redução da pobreza foi o aumento da renda e melhoria no acesso à informação.
O UNICEF lançou em janeiro deste ano (2025) a nova edição do estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023”.
Dados apresentados no documento mostram que houve redução no número de crianças e adolescentes vivendo na pobreza no Brasil. Apesar disso, em 2023, o país ainda tinha 28,8 milhões de pessoas, de 0 a 17 anos, vivendo sem direitos básicos — em 2017, eram 34,3 milhões.
No mesmo período, em relação à pobreza multidimensional extrema, o número passou de 13 milhões para 9,8 milhões.
O estudo considera as múltiplas dimensões da pobreza, ou seja, não considera apenas a renda das famílias das crianças, mas também se elas têm garantidos direitos fundamentais, como acesso à educação, água, saneamento e segurança alimentar.
Ainda segundo o estudo, o que mais influenciou na redução da pobreza foi o aumento da renda, como a ampliação do Bolsa Família, e melhoria no acesso à informação.
O UNICEF recomenda que a pobreza infantil multidimensional seja mensurada e incorporada como estatística oficial do Brasil, sendo base para o desenvolvimento de políticas públicas.
“É urgente que políticas priorizem crianças e adolescentes, inclusive em termos orçamentários, e também políticas intersetoriais e transversais que considerem essas múltiplas dimensões e assegurem que cada criança e adolescente no Brasil tenha seus direitos plenamente garantidos”, destaca o relatório.
A Agenda 227 vem defendendo, nos últimos anos, que crianças e adolescentes sejam contempladas com prioridade absoluta no orçamento federal e que haja uma instância interministerial para cuidar das políticas para a população de 0 a 18 anos no Brasil de forma transversal.
Além disso, no documento “Plano País para a Infância e a Adolescência”, o movimento apresenta um conjunto de propostas relacionadas ao enfrentamento da pobreza, fome e desigualdades.
Descrição da imagem: banner horizontal, contém imagem de três crianças andando em uma área carente, destacadas por um filtro amarelo. Traz em destaque, sobre fundo preto, o texto: Brasil diminui pobreza multidimensional na infância e adolescência, mostra estudo do UNICEF.