Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Representantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

25 novembro 2024  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.

Miriam Pragita, Ana Potyara e Lucas Lopes, da Equipe Executiva da Agenda 227, com a secretária Pilar Lacerda

A reunião com membros da Equipe Executiva da Agenda 227 e Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), aconteceu em Brasília (DF), na quinta-feira, 21/11. Marta Volpi, diretora de Proteção da Criança e do Adolescente também esteve presente.

Em mais de uma hora de diálogos e trocas, várias pautas envolvendo os direitos das crianças e adolescentes foram abordadas, como questões que envolvem o trabalho infantil e a exploração sexual, que estão entre as prioridades da nova gestão. Sobre o assunto, desabafou Pilar: “A sociedade não se comove com o trabalho infantil ou com a exploração sexual de meninas. Não só não se comove como acha normal”. E questionou: “O que a gente faz para tirar a sociedade desta inércia?”

Outro ponto fundamental para a efetiva garantia da absoluta prioridade para a população de 0 a 18 anos diz respeito ao orçamento. O MDHC é um dos ministérios com menos recursos orçamentários previstos para 2025, pouco mais de 475 milhões.

Ana Potyara, diretora administrativa financeira da ANDI – Comunicação e Direitos e da Equipe Executiva do movimento, falou sobre o trabalho de incidência da Agenda 227 no orçamento, com a inscrição, no PPA Brasil Participativo de 2023, da proposta “Promoção e Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, segunda mais votada no âmbito do MDHC.

“Foi uma ação muito importante, com resultados que nos estimulam a continuar o trabalho de incidência no orçamento. A gente quer levar isso também para os municípios, temática já incluída na pauta da Agenda 227 para 2025” – ressaltou Potyara.

Também sobre o orçamento, discutiu-se a necessidade de uma articulação intersetorial, ainda bem incipiente, segundo Lucas Lopes da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e membro da Equipe Executiva da Agenda 227. “Quem é que vai liderar a governança dessa agenda transversal? A gente percebeu que na Esplanada cada ministério está olhando apenas para a sua pasta. Talvez a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente possa fazer essa liderança” – apontou Lucas.

Miriam Pragita avaliou de maneira positiva o encontro. “A secretária foi muito receptiva e a reunião foi ótima. Ela já conhece o movimento e sabe que estamos à disposição para discutir e contribuir com a secretaria no avanço da garantia de direitos de crianças e adolescentes” – afirmou a diretora executiva da ANDI – Comunicação e Direitos e membro da Equipe Executiva da Agenda 227.

 

 

Descrição da imagem: banner com foto de quatro pessoas, todas em pé, em frente a uma parede clara com um monitor de TV exibindo os participantes que acompanharam a reunião on-line. Miriam Pragita e Pilar Lacerda aparecem à esquerda do monitor. Ana Potyara e Lucas Lopes, à direita.

mais notícias

Quase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes

Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.

Leia mais

Balanço da campanha “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”

Capitais foram o foco da campanha, mas parceiras da Agenda 227 também fizeram entregas no interior.

Leia mais