Nota de repúdio a ataques golpistas de 08.01.2023
9 janeiro 2023 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Agenda 227 repudia os ataques golpistas às instituições brasileiras, o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes da República e lamenta que crianças e adolescentes tenham sido expostos a cenas e atos de violência.
Nota de repúdio a ataques golpistas
Nota de repúdio a ataques golpistas de 08.01.2023
A Agenda 227, movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, repudia veementemente os ataques golpistas às instituições brasileiras e o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes da República ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). O episódio criminoso vai muito além da grave depredação do patrimônio público. Mais trágico ainda é o ataque realizado à própria democracia.
A violência perpetrada contra as instituições é também uma violência contra o Estado democrático de direito e contra a Constituição Federal, que restituiu a democracia em 1988, pautou a atuação do Estado na promoção da cidadania e redução das desigualdades e estabeleceu o artigo 227, que garante absoluta prioridade aos direitos das crianças e dos adolescentes.
Lamentamos ainda que crianças e adolescente brasileiros tenham sido expostos a cenas e atos de violência, vandalismo e intolerância, o que viola seus direitos à proteção e ao desenvolvimento integral.
Acreditamos e confiamos nas autoridades constituídas, nas instituições e órgãos de controle do Estado e na firme reação da sociedade civil para defender e manter a nossa democracia e para garantir um país próspero, inclusivo e sustentável para todas as pessoas, em especial as crianças e os adolescentes.
Sobre a Agenda 227
A Agenda 227 é um movimento apartidário e plural que defende que a atuação do governo federal se baseie na prioridade absoluta dos direitos das crianças e dos adolescentes, como caminho para construir um país mais justo, próspero e sustentável.
A iniciativa é integrada por mais de 370 entidades da sociedade civil e coordenada pelas organizações Aliança Nacional LGBTI+; ANDI – Comunicação e Direitos; Centro de Referências em Educação Integral; Childhood Brasil; Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças; Coalizão pela Socioeducação; Escola de Gente – Comunicação em Inclusão; Fundação Bernard van Leer; Fundação José Luiz Egydio Setúbal; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Geledés – Instituto da Mulher Negra; Instituto Alana; Instituto Clima e Sociedade (iCS); Instituto Liberta; Instituto Rodrigo Mendes; Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão; RNPI – Rede Nacional Primeira Infância; e United Way. Conta também com o apoio do Itaú Social e do UNICEF.
Descrição da imagem:
Banner retangular com fundo preto. Na parte central da peça temos o texto “Nota de repúdio a ataques golpistas de 08.01.2023”
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais