Folha de São Paulo: Morte violenta de crianças e adolescentes na Amazônia Legal é maior que no resto do país
23 setembro 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Reportagem de Fernanda Mena fala sobre o aumento e causas da violência na região e cita propostas da Agenda 227.
Imagem: print da publicação na Folha de São Paulo, portal UOL
Na reportagem publicada no dia 21/09, na Folha de São de Paulo, Fernanda Mena destaca o aumento da violência contra crianças e adolescentes na Amazônia Legal, que engloba a região Norte, o Mato Grosso e parte do Maranhão.
Um levantamento realizado a pedido do movimento Agenda 227 mostrou que os índices de violência na região, com assassinato de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, foram 34,3% superiores à média nacional. Outro dado alarmante é o da violência sexual contra esses vulneráveis que chega a ser 7,6% maior do que a média nacional.
A reportagem também aponta a intensificação das ilicitudes na região, como o narcotráfico, garimpo, grilagem de terras, extração ilegal de madeira, entre outros, como possíveis motivadores para o aumento, entre 2020 e 2021, de 55% nos assassinatos. O que reflete nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, afetando, consequentemente, crianças e adolescentes.
Lucas Lopes, da equipe de coordenação e articulação da Agenda 227 e membro da Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, cita na reportagem algumas das propostas do movimento, presentes no Plano País, e voltadas para o combate à violência. Entra elas, a dos aportes financeiros: “Prevenção começa no orçamento público e, sem dotação específica para a execução de ações de prevenção, já começaremos 2023 atrasados no enfrentamento à violência contra quem precisa ter absoluta prioridade”.
A íntegra da reportagem de Fernanda Mena foi publicada no jornal Folha de São Paulo e está disponível também no site da Folha no portal UOL.
Descrição da imagem:
Banner retangular, fundo branco. Na parte superior o texto/logo “Folha de S. Paulo”.
No centro, em destaque, o título da publicação: “Morte violenta de crianças e adolescentes na Amazônia Legal é maior que no resto do país”.
Logo abaixo, o texto do subtítulo: Índice de assassinatos nesta faixa etária é de 34,3% maior na região que a média nacional.
Na parte inferior da imagem, no canto esquerdo, texto identificando o dia e horário da publicação: “21 set. 2022 às 10h06”. À direita deste texto, o nome da jornalista Fernanda Mena.
Imagem interna: foto da publicação no Jornal Folha de São Paulo com textos, imagens de gráficos e indicadores.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais