Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Vidas interrompidas: a violência que tira o futuro de crianças e adolescentes

15 setembro 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Da violência sexual às mortes por bala perdida, crianças e adolescentes estão expostos a uma rotina de sofrimento.

Imagem: print da publicação no site Vermelho

“A violência atravessa a nossa história e se naturaliza nos nossos corpos” – a afirmativa é de Lucas Lopes, integrante do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, em entrevista ao site Vermelho.

Em publicação desta semana (12/09), Priscila Lobregatte apresenta um panorama das mais diferentes violências a que são submetidas crianças e adolescentes brasileiros.

A jornalista abre a reportagem relembrando as mortes de Thiago Flausino, 13 anos, morto em agosto com cinco tiros, na Cidade de Deus (RJ), e de Heloisa da Silva que, com apenas três anos, foi vítima de uma ação da Polícia Rodoviária Federal, também no Rio de Janeiro – a criança segue internada em estado grave.

Dados do Anuário 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentados na reportagem, mostram que houve uma redução, em 2022, de 2,6% nos números absolutos de assassinatos de crianças e adolescentes em relação a 2021. Apesar da queda, o número de mortes continua alarmante: 2.489, quase sete por dia. Deste total, 358 foram vítimas durante intervenções policiais, com idades entre 12 e 17 anos.

O levantamento ainda aponta que as mortes por policiais foram responsáveis por 15,7% do total de crimes letais e que a desigualdade racial se reflete nos números: “Enquanto 67,1% das vítimas de zero a 11 anos são negras, esse percentual sobe para 85,1% na faixa etária de 12 a 17 anos” (Anuário 2023).

A violência contra crianças e adolescentes, no entanto, passa por outras esferas que também são abordadas na reportagem, como as das violências sexual, doméstica e nas escolas. Indiferente ao contexto, os resultados são sempre traumáticos, impactando tanto o presente quanto o futuro das vítimas.

Na entrevista, Lucas Lopes faz uma análise de algumas ações governamentais, citando o Plano Plurianual 2024-2027: “já identificamos o atendimento às crianças e adolescentes como uma agenda transversal. Isso significa que todas as políticas e programas em todas as áreas do governo deverão observar essa população, as suas especificidades e os direitos que estão assegurados na legislação. O que precisa ser feito, agora é uma análise atenta de como isso se dá nos programas e nas políticas públicas, como isso se traduz depois em serviço, em atendimento, em projeto, em iniciativa nos entes federados, olhando na ponta onde as crianças e adolescentes estão, que são os municípios” – afirma o integrante da Agenda 227 e coordenador da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

A íntegra do conteúdo você pode acessar no site Vermelho.

 

 

Descrição da imagem: banner retangular, print editado da publicação no site Vermelho. Sobre fundo branco, na parte superior, à esquerda, identificação visual do site com a imagem de um galo e o texto VERMELHO, ambos na cor vermelha. Abaixo, centralizada, a foto de pessoas com expressão triste. Elas estão na frente de um banner com a imagem do adolescente Thiago Flausino e o texto “#Justiça para Thiago”. Logo abaixo, à direita, o crédito da foto com o texto “Tânia Rêgo/Agência Brasil”.

mais notícias

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais

Os Conselhos Tutelares são de todas as pessoas

Em 1º de outubro, serão escolhidos os conselheiros e as conselheiras dos mais de 6 mil Conselhos Tutelares do país.

Leia mais