Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

20 fevereiro 2024  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Em entrevista à Andréia Peres (20/02), para a coluna Balanço Social/VEJA, Renato Godoy, gerente de relações governamentais do Instituto Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227, apontou diversos desafios para que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados com absoluta prioridade.

Entre os principais obstáculos a serem enfrentados pelo Governo Federal, Godoy citou o orçamento e a situação das crianças ianomâmis, ainda longe de receberem a assistência e os cuidados necessários.

Sobre o orçamento, ele destacou que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania tem o quarto menor orçamento da Esplanada e que o da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi ainda menor do que o orçamento de 2018.

Godoy criticou a falta de um órgão interministerial voltado para a promoção de políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes, uma das recomendações presentes no Plano País.

“Há várias iniciativas que têm esse caráter, mas elas são majoritariamente emergenciais, como o comitê de enfrentamento aos ataques às escolas ou à emergência ianomâmi. Os direitos das crianças e adolescentes são uma urgência. Precisamos desse órgão para promover e impulsionar essas políticas”, afirma Renato Godoy.

Apesar dos desafios, ele avaliou de maneira positiva o primeiro ano do governo, destacando entre outros pontos, a retomada das condicionalidades do Bolsa Família, relacionadas à vacinação e à frequência escolar, o adicional de 150 reais para cada criança de 0 a 6 anos e de 50 reais para adolescentes e gestantes, e a retomada do Programa Nacional de Imunizações.

Acesse a íntegra da publicação no portal VEJA/Abril

 

 

Descrição da imagem: print da publicação na VEJA. Banner com fundo branco, no topo, à direita, texto VEJA em vermelho. Abaixo, foto da responsável pela coluna. Ao lado, o texto BALANÇO SOCIAL, Por Andréia Peres.  Logo abaixo, separado por um fio cinza, à esquerda, foto de crianças ianomâmis com suas famílias, em Surucucu/RR (foto de Fernando Frazão/Agência Brasil). Ao lado, o título da publicação: Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança.

mais notícias

Brasil melhora vacinação infantil, mas cobertura contra Covid-19 preocupa

“As fake news em relação às vacinas contra a Covid em crianças funcionaram” – alerta José Luiz Setúbal, integrante do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227.

Leia mais

País elege novos conselheiros tutelares com desafio de barrar interferências partidárias e religiosas

Conselheiros devem ter vínculo com o território de atuação e compromisso em assegurar os direitos de crianças e adolescentes – diz membro da Agenda 227.

Leia mais