Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança
20 fevereiro 2024 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.
Em entrevista à Andréia Peres (20/02), para a coluna Balanço Social/VEJA, Renato Godoy, gerente de relações governamentais do Instituto Alana e membro da equipe executiva da Agenda 227, apontou diversos desafios para que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados com absoluta prioridade.
Entre os principais obstáculos a serem enfrentados pelo Governo Federal, Godoy citou o orçamento e a situação das crianças ianomâmis, ainda longe de receberem a assistência e os cuidados necessários.
Sobre o orçamento, ele destacou que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania tem o quarto menor orçamento da Esplanada e que o da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi ainda menor do que o orçamento de 2018.
Godoy criticou a falta de um órgão interministerial voltado para a promoção de políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes, uma das recomendações presentes no Plano País.
“Há várias iniciativas que têm esse caráter, mas elas são majoritariamente emergenciais, como o comitê de enfrentamento aos ataques às escolas ou à emergência ianomâmi. Os direitos das crianças e adolescentes são uma urgência. Precisamos desse órgão para promover e impulsionar essas políticas”, afirma Renato Godoy.
Apesar dos desafios, ele avaliou de maneira positiva o primeiro ano do governo, destacando entre outros pontos, a retomada das condicionalidades do Bolsa Família, relacionadas à vacinação e à frequência escolar, o adicional de 150 reais para cada criança de 0 a 6 anos e de 50 reais para adolescentes e gestantes, e a retomada do Programa Nacional de Imunizações.
Acesse a íntegra da publicação no portal VEJA/Abril
Descrição da imagem: print da publicação na VEJA. Banner com fundo branco, no topo, à direita, texto VEJA em vermelho. Abaixo, foto da responsável pela coluna. Ao lado, o texto BALANÇO SOCIAL, Por Andréia Peres. Logo abaixo, separado por um fio cinza, à esquerda, foto de crianças ianomâmis com suas famílias, em Surucucu/RR (foto de Fernando Frazão/Agência Brasil). Ao lado, o título da publicação: Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança.
mais notícias
Representantes da Agenda 227 participam de reunião com a nova secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Trabalho infantil, exploração sexual e orçamento estiveram na pauta do encontro.
Leia maisO que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia mais