Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

NEXO: O combate à fome precisa ser prioridade em 2023

10 outubro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Pobreza atinge quase 45% das crianças com até 6 anos de idade.

Imagem: print da publicação no NEXO

Artigo publicado na coluna da Agenda 227, no Nexo Jornal do dia 06/10, traz um retrato da fome no Brasil e de seus reflexos sobre o desenvolvimento e o futuro de crianças e adolescentes.

O jornalista *Veet Vivarta, membro da equipe executiva da Agenda 227, e a psicóloga e psicanalista *Cristiane Ribeiro, ativista do N’ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras e uma das mais de 350 organizações signatárias do movimento, apresentam levantamentos com índices alarmantes sobre o assunto.

Dados apresentados no artigo alertam para a situação de pobreza a que estão submetidas as crianças de até 6 anos de idade: 45% delas viviam com uma renda de até R$ 467,67 por mês, e 12,7% com menos de R$ 161,00 por mês.

Resultado apontado pelo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da COVID-19, realizado pela Rede Penssan, destaca que 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. 37,8% das famílias com crianças menores de 10 anos enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada, o que pode comprometer o desenvolvimento psicomotor das crianças resultando em consequências para toda a vida.

O artigo ainda cita algumas das propostas da Agenda 227, presentes no Plano País para a Infância e a Adolescência – documento elaborado por mais de 100 organizações da sociedade civil em plena concordância com as garantias da absoluta prioridade.

Entre as propostas, os articulistas destacam o combate à fome como prioridade nacional e o reestabelecimento do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

“O que não pode faltar ao novo governo, portanto, é vontade política para voltar a colocar em prática várias das estratégias que levaram o país a tornar-se referência internacional no combate à fome” – declaram Veet Vivarta e Cristiane Ribeiro.

Confira a íntegra da publicação no NEXO.

 

 

 

 

*Veet Vivarta, jornalista, coordenador da área de justiça e primeira infância da ANDI – Comunicação e Direitos e integrante da equipe executiva da Agenda 227.

*Cristiane Ribeiro, psicóloga e psicanalista, mestre em promoção da saúde e prevenção da violência pela UFMG, co-gestora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e ativista do N’ZINGA – Coletivo de Mulheres Negras.

 

Descrição da imagem:

Banner retangular, print da publicação no Nexo Jornal. Fundo branco. Na parte superior da imagem, centralizado, logo do NEXO. Logo abaixo, alinhado à esquerda, sobre uma faixa horizontal bege e identificando a editoria, aparece o texto: “ponto.futuro”. Abaixo desse texto, centralizado na imagem, um retângulo bege com logo da Agenda 227 à esquerda, ao centro o texto “Agenda 227” e, logo abaixo, em destaque, o título da publicação: “O combate à fome precisa ser prioridade em 2023”.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais