Nexo Ensaio: A violência armada contra crianças e adolescentes no país
7 julho 2022 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
35 mil crianças e adolescentes no Brasil foram vítimas de mortes violentas entre 2017 e 2021.
Imagem: reprodução/print da publicação no NEXO
Em artigo publicado no Nexo, jornal digital, na seção Ensaio, no dia 26 de junho, *Ana Potyara, Lucas José Ramos Lopes e Nayraline Barbosa de Oliveira abordam a crescente violência armada que atinge crianças e adolescentes no Brasil.
Dados apresentados na publicação revelam que, entre 2017 e 2021, 35 mil crianças e adolescentes foram vítimas de mortes violentas, sendo que 86% dessas mortes, na faixa etária de 10 a 19 anos, ocorreram por armas de fogo. Os números ainda dão conta de que as vítimas foram, em sua maioria, crianças e adolescentes negros.
“Esse tema é um dos focos de atuação da Agenda 227, movimento que reúne mais de 140 organizações da sociedade civil, criado para colocar os direitos das crianças e adolescentes no centro do debate eleitoral de 2022.”
Acesse o conteúdo na íntegra no Nexo Ensaio
*Ana Potyara é advogada, diretora administrativa financeira da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e membro do grupo Executivo da Agenda 227.
Lucas José Ramos Lopes é ponto focal da Coalizão Brasileira pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. Mestre em direitos humanos e políticas públicas e membro do grupo Coordenador da Agenda 227.
Nayraline Barbosa de Oliveira é cientista social, especialista em políticas públicas, infância e juventude.
Descrição da imagem:
Banner retangular, print do site NEXO.
No topo do banner, sobre uma faixa branca, à direita, a palavra NEXO. Logo abaixo, uma imagem em preto e branco, desfocada, com cartazes pretos contento texto em letras brancas com nomes de crianças mortas e breve resumo/relato de como morreram. Quase ao centro da imagem, mais próximo à parte superior, a palavra Ensaio em letras azuis e, abaixo, o título da publicação em letras brancas sobre faixas azuis: “A violência armada contra crianças e adolescentes no país”.
mais notícias
O que os novos prefeitos devem fazer pelas crianças frente à mudança climática
Representantes da Agenda 227 consideram fundamental a colaboração entre os entes federativos para evitar que a crise climática se converta em uma tragédia.
Leia maisQuase 50% dos planos de governo municipais abordam crianças e adolescentes
Mas garantia de direitos da população de 0 a 18 anos não aparece como prioridade para os próximos mandatos, diz membro da Agenda 227.
Leia mais