Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Morte violenta de crianças na Amazônia supera a média nacional

29 novembro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Estudo encomendado pela Agenda 227 aponta que crianças pobres e indígenas estão entre as vítimas mais vulneráveis.

Imagem: print da publicação no portal Lunetas.

O portal Lunetas, em reportagem de Élida Cristo, destacou a escalada da violência contra crianças e adolescentes na Amazônia Legal.

Os dados apresentados na reportagem são de um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a pedido da Agenda 227.

Élida Cristo abre o registro com o apelo e denúncia de Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Yanomami: “Estamos pedindo socorro. Estamos morrendo por violência dos garimpeiros e não há ajuda do Governo Federal”.

Segundo a pesquisa do FBSP, “Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia Legal”, a taxa de morte violenta contra esse público na região foi 34,3% maior que a média nacional no ano de 2021. No Brasil, na faixa etária de 0 a 19 anos, o índice é de 8,3 mortes de crianças e adolescentes para cada 100 mil habitantes, enquanto na Amazônia Legal ele chega a 11,1 para cada 100 mil.

A reportagem ainda apresenta análises do pesquisador Aiala Couto e da promotora Mônica Freire, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Pará.

Ronaldo Amanayé, da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), é outra fonte que destaca como as diversas formas de extrativismo comprometem o modo de vida das comunidades locais.

Élida Cristo ouviu também o Secretário Executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e representante da Agenda 227, Lucas Lopes: “Políticas públicas devem ser potencializadas e efetivadas, num pacto federativo com ações coordenadas para a ampliação de ofertas de serviços para crianças, adolescentes e suas famílias, sobretudo em educação, assistência, saúde e cultura” – afirmou o secretário.

Vale lembrar que o documento Plano País para a Infância e a Adolescência, elaborado pelo movimento Agenda 227, apresenta várias propostas de políticas públicas para o enfrentamento das violências.

 

A íntegra da publicação está disponível no portal Lunetas e você pode acessá-la clicando aqui.

 

 

Descrição da imagem: 

Banner horizontal, fundo branco. Na parte superior, à esquerda, logo do Lunetas. Abaixo, centralizado na imagem, o título da publicação: “Morte violenta de crianças na Amazônia supera a média nacional”. Abaixo desse texto, ocupando toda a extensão da metade do banner para a parte inferior, foto em preto e branco de mulheres indígenas.

mais notícias

Orçamento e tragédia ianomâmi são desafios na área de direitos da criança

“Falta articulação intersetorial nas políticas dirigidas para crianças e adolescentes” – diz Renato Godoy, membro da equipe executiva da Agenda 227.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais