É urgente retomar o pacto social pela infância
19 junho 2023 | Escrito por Comunicação Agenda227 |
Políticas para crianças e adolescentes precisam ser incluídas no planejamento e execução orçamentários.
Imagem: print editado da publicação na Folha de São Paulo
Em artigo para a Folha de São Paulo (17/06), *Isabella Henriques e *Miriam Pragita, integrantes do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, falam sobre o movimento e ações necessárias para a retomada do pacto institucional da prioridade absoluta.
As articulistas destacam: “somente políticas estruturantes, intersetoriais e integradas serão capazes de fazer com que o Brasil concretize o paradigma da absoluta prioridade”.
No artigo, Isabela e Miriam relembram o surgimento da Agenda 227, que buscou incidir sobre os debates entre as candidaturas à presidência pela defesa de políticas públicas que assegurem os direitos da população de 0 a 18 anos. O movimento reúne hoje mais de 390 organizações signatárias.
O Plano País, documento elaborado em conjunto por várias organizações da sociedade civil e que contém 137 propostas de políticas públicas, foi entregue aos então presidenciáveis (Eleições 2022), inclusive ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
“Várias das respostas mais urgentes defendidas pela Agenda 227 se encontram refletidas no pacote de políticas anunciadas nos primeiros 100 dias do governo federal”- afirmam Miriam e Isabella.
No entanto, elas defendem que é preciso ir além, incluindo no planejamento e na execução do orçamento público políticas que assegurem direitos já estabelecidos para crianças e adolescentes.
A íntegra do artigo você confere na Folha de São Paulo.
Ação do Movimento – Agenda 227 no PPA
A Agenda 227 continua mobilizada em prol da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Por isso, já encaminhou proposta ao governo federal para que programas voltados para esta população estejam entre as prioridades a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024-2027.
Saiba mais clicando aqui.
E para votar na proposta da Agenda 227, no PPA Participativo, clique aqui.
*Isabella Henriques e Miriam Pragita também são, respectivamente, diretora-executiva do Instituto Alana e diretora-executiva da ANDI – Comunicação e Direitos.
Descrição da imagem: banner horizontal, fundo branco, print editado da publicação na Folha de São Paulo. Na parte superior, arte/ilustração em fundo amarelo destacando um menino com as mãos sobre ilustração do contorno do mapa do Brasil. Abaixo, os textos: “É urgente retomar o pacto social pela infância” seguido do subtítulo “Caminha para a ‘absoluta prioridade’ é longo; há de se apertar o passo. Na parte inferior, os nomes das articulistas Isabella Henriques e Miriam Pragita.
mais notícias
Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?
Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.
Leia maisEducação infantil recebeu no primeiro semestre R$ 443,09 milhões
Aplicações foram 4 vezes maiores que no mesmo período do ano passado.
Leia mais