Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

É urgente retomar o pacto social pela infância

19 junho 2023  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Políticas para crianças e adolescentes precisam ser incluídas no planejamento e execução orçamentários.

Imagem: print editado da publicação na Folha de São Paulo

Em artigo para a Folha de São Paulo (17/06), *Isabella Henriques e *Miriam Pragita, integrantes do Grupo de Coordenação e Articulação da Agenda 227, falam sobre o movimento e ações necessárias para a retomada do pacto institucional da prioridade absoluta.

As articulistas destacam: “somente políticas estruturantes, intersetoriais e integradas serão capazes de fazer com que o Brasil concretize o paradigma da absoluta prioridade”.

No artigo, Isabela e Miriam relembram o surgimento da Agenda 227, que buscou incidir sobre os debates entre as candidaturas à presidência pela defesa de políticas públicas que assegurem os direitos da população de 0 a 18 anos. O movimento reúne hoje mais de 390 organizações signatárias.

O Plano País, documento elaborado em conjunto por várias organizações da sociedade civil e que contém 137 propostas de políticas públicas, foi entregue aos então presidenciáveis (Eleições 2022), inclusive ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

“Várias das respostas mais urgentes defendidas pela Agenda 227 se encontram refletidas no pacote de políticas anunciadas nos primeiros 100 dias do governo federal”- afirmam Miriam e Isabella.

No entanto, elas defendem que é preciso ir além, incluindo no planejamento e na execução do orçamento público políticas que assegurem direitos já estabelecidos para crianças e adolescentes.

A íntegra do artigo você confere na Folha de São Paulo.

 

Ação do Movimento  – Agenda 227 no PPA

A Agenda 227 continua mobilizada em prol da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Por isso, já encaminhou proposta ao governo federal para que programas voltados para esta população estejam entre as prioridades a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024-2027.

Saiba mais clicando aqui.

E para votar na proposta da Agenda 227, no PPA Participativo, clique aqui.

 

 

*Isabella Henriques e Miriam Pragita também são, respectivamente, diretora-executiva do Instituto Alana e diretora-executiva da ANDI – Comunicação e Direitos.

 

Descrição da imagem: banner horizontal, fundo branco, print editado da publicação na Folha de São Paulo. Na parte superior, arte/ilustração em fundo amarelo destacando um menino com as mãos sobre ilustração do contorno do mapa do Brasil. Abaixo, os textos: “É urgente retomar o pacto social pela infância” seguido do subtítulo “Caminha para a ‘absoluta prioridade’ é longo; há de se apertar o passo. Na parte inferior, os nomes das articulistas Isabella Henriques e Miriam Pragita.

mais notícias

Uma prioridade que precisa ser absoluta

REPI-PE pretende apresentar documento de diretrizes da Agenda 227 às principais candidaturas dos 184 municípios de Pernambuco.

Leia mais

Equipe Executiva da Agenda 227 se reúne com Alexandre Navarro da Fundação João Mangabeira

Durante o encontro, Navarro se comprometeu a levar o “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024” aos candidatos e candidatas do PSB.

Leia mais