Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Dia das Crianças: o futuro como presente

13 outubro 2022  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

É preciso optar por um futuro democrático que coloque crianças e adolescentes como absolutas prioridades.

Imagem: print da página da publicação no canal da CNN Brasil

Em artigo publicado no canal da CNN Brasil, na data em que se celebra o Dia das Crianças no país, 12/10, Isabella Henriques, diretora executiva do *Instituto Alana, e Renato Godoy, gerente de relações do mesmo instituto, destacaram a importância do movimento Agenda 227 diante das tantas violações de direitos que têm colocado em risco o futuro de crianças e adolescentes.

“Faz-se necessário celebrar a unidade de mais de 350 organizações da sociedade civil que formaram uma coalizão para propor soluções para as múltiplas crises brasileiras com base na noção de prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes” – afirmam os articulistas.

Em um breve histórico, traçado desde o processo de redemocratização e a inclusão do artigo 227 na Constituição Federal de 1988, Isabella Henriques e Renato Godoy demonstram os avanços alcançados em pouco mais de duas décadas e também os retrocessos dos últimos anos.

Um país que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil em quase 70%, entre 1990 e 2015 (dados do Ministério da Saúde); que viu a renda de 60% dos brasileiros crescer, entre 1990 e 2009 (dados do Banco Mundial), enfrenta hoje um cenário em que crianças e adolescentes passam fome diariamente.

A publicação ainda cita o Plano País para a Infância e a Adolescência, documento elaborado pela Agenda 227 e entregue a todas as candidaturas presidenciais, e ressalta que o movimento é também um resgate do “espírito de mobilização e participação social”.

Leia o artigo na íntegra, disponível em Fórum/CNN Brasil.

 

 

 

 

*O Instituto Alana é uma das organizações signatárias do movimento, faz parte do Grupo de Coordenação e Articulação e foi uma das colaboradoras na formulação do Plano País.

Isabella Henriques é advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e diretora executiva do Instituto Alana. É também conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Global Leader for Young Children pelo World Forum Foundation e líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Núcleo Ciência pela Infância.

Renato Godoy é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), cientista social, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e especialista em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV-EAESP. É gerente de Relações Governamentais do Instituto Alana

 

Descrição da imagem:

Banner horizontal, print da publicação no canal da CNN Brasil. Sobre fundo branco, na parte superior do banner, à esquerda, logo da CNN Brasil. Logo abaixo, uma linha dupla, na cor vermelha, atravessa a imagem horizontalmente.

Abaixo da linha, à esquerda, o texto “FÓRUM CNN”. Ao lado do texto dois círculos, cada um contendo uma foto. No primeiro círculo está a foto de Isabella Henriques e no segundo de Renato Godoy – que assinam o artigo.

Logo abaixo, mais ou menos centralizado no banner, com alinhamento à esquerda, está o título da publicação: “Dia das Crianças: o futuro como presente”. Abaixo do título, parte da foto de uma criança de costas em ambiente precário, com sujidades. A criança está de frente para uma moradia em madeira com acesso parcialmente destruído.

mais notícias

Encerrado Processo Seletivo da vaga Assessoria de Advocacy para Agenda 227

A equipe da Agenda 227 recebeu 115 currículos e a candidata selecionada já foi contatada pelo setor de recrutamento.

Leia mais

Eleição para conselheiros(as) tutelares: o que você precisa saber?

Eleição em 1º de outubro pode ser decisiva para avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes brasileiros.

Leia mais