Pular para o conteúdo

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Agenda227

Balanço: primeiro turno das Eleições 2024

9 outubro 2024  |  Escrito por Comunicação Agenda227  |            

Capitais foram o foco da campanha, mas parceiras da Agenda 227 também fizeram entregas no interior.

O pontapé inicial para uma das maiores campanhas de incidência nacional nas eleições municipais foi dado no dia 14 de junho, com a entrega do documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência” a um pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

De junho até o dia 4 de outubro foram realizados vários encontros para a entrega do documento que chegou às mãos de 136 candidaturas.

Nas capitais, que foram o foco da campanha, 67 candidatas e candidatos à vaga ao executivo municipal tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes para áreas estratégicas para a infância e a adolescência brasileiras.

Além do documento elaborado pela Agenda 227, em algumas regiões do país, as candidaturas também receberam as diretrizes da Rede Urban95, as recomendações da Coalizão pelo Clima (CLICA) e a carta-compromisso da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Em alguns estados, as parceiras e mobilizadoras locais da Agenda 227 promoveram encontros também com candidatos e candidatas de cidades do interior.

Pernambuco foi o estado em que mais aconteceram encontros fora da capital. 38 candidatos e candidatas de 24 cidades receberam o documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”. No Rio Grande do Sul, outras 15 candidaturas de cinco municípios, e em Minas Gerais, sete candidatos e candidatas de outras três cidades do interior mineiro. Outras entregas das diretrizes aconteceram em municípios de Rondônia, Alagoas, Bahia e Roraima.

Para chegar em todas as regiões do país, com foco nas capitais, a Agenda 227 contou com importantes parcerias: CEDECA – Glória de Ivone – Palmas (TO); CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – Rio de Janeiro (RJ); Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba (PR); IFAN – Instituto da Infância – Fortaleza (CE); Instituto EcoVida – Macapá (AP), Porto Velho (RO), Roraima (RR) e Vitória (ES); Rede Cidadã – Belo Horizonte (MG); Rede Estadual Primeira Infância do Maranhão – São Luís (MA); Rede Estadual Primeira Infância do Piauí – Teresina (PI); Rede Estadual Primeira Infância do Rio Grande do Norte – Natal (RN); Rede Estadual Primeira Infância do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS); Rede Primeira Infância de Pernambuco – Recife (PE); Rede Primeira Infância do Estado de Alagoas – Maceió (AL); Rede Primeira Infância Pará – Belém (PA); Rede Sergipana de Primeira Infância – Aracaju (SE); Usina da Imaginação – Florianópolis (SC).

Agora, o movimento se prepara para o segundo turno das eleições que acontecerá no dia 27 de outubro, em 52 municípios, sendo 15 capitais:  Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

 

Descrição da imagem: banner retangular contendo ao fundo capa ilustrativa do documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024”, nas cores amarela, branca e alaranjada. Ao centro, sobre fundo rosa e preto, o texto Balanço da Campanha “Prioridade Absoluta” no primeiro turno das Eleições 2024″. Abaixo, sobre fundo rosa, o texto: Nas capitais estaduais, 67 candidatas e candidatos à vaga ao executivo municipal receberam as diretrizes da Agenda 227 para a infância e a adolescência brasileiras.

mais notícias

Por prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação

É hora de exigir propostas concretas para a infâncias e adolescências negras, afirmam membros da Agenda 227.

Leia mais

Adolescentes questionam candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Debate realizado pela Agenda 227 na capital mineira reuniu dezenas de adolescentes e representantes de organizações atuantes na defesa de direitos dessa população.

Leia mais